Atualizado em: 23 abril 2011

Criador do CD morre aos 81 anos

Norio Ohga, ex-presidente da Sony e chefe da equipe que desenvolveu o CD, morreu sábado, em Tóquio, aos 81 anos de falência múltipla de órgãos, disse a empresa.

The irrepressible co-founder of Sony built the company into a global power by combining clever products, innovative design, and potent brand marketing. A stroke disabled Morita in 1993. His duties shifted to Norio Ohga, and then to Nobuyuki Idei, whose tenure is better remembered for failed restructurings than brilliant product launches. Morita might not have done any better. He barely had a chance to glimpse the wave of globalization that ultimately crushed Idei. Once rivals such as Samsung, Nokia, and Microsoft hit their stride in the consumer electronics markets where Sony shined, even Morita's energy and talent might not have been enough to assure clear sailing. O ex-presidente da Sony, Norio Ohga, que é creditado com o desenvolvimento do disco compacto, morreu sábado, em Tóquio, aos 81 anos de falência múltipla de órgãos, disse a empresa.

O presidente da Sony, Howard Stringer, disse que Ohga ajudou a redefinir a fabrica japonesa, não só como uma empresa de produtos eletrônicos, mas expandindo seu mercado para o software de entretenimento.

publicidade:

Ohga foi presidente da empresa de 1982 a 1995 e supervisionou a compra da Columbia Pictures por 3.400 milhões de dólares em 1989, no auge da bolha econômica japonesa, quando muitos conglomerados do país compraram ativos estrangeiros.

A Ohga é dado o crédito por liderar o desenvolvimento do disco compacto digital, o CD, e levar a empresa Sony à indústria da música, onde desempenhou um papel central na aquisição da CBS Records.

Ohga também presidiu a entrada da Sony no setor de videogames, onde dominou o mercado com o console Playstation.

A aquisição de um estúdio de cinema, hoje conhecido como Sony Pictures, ainda está rendendo alguma controversa e especulação regularmente.

Ohga, que se formou na Escola de Música e Belas Artes da Universidade de Tóquio e em arte na Universidade de Berlim, foi presidente da Orquestra Filarmônica de Tóquio e presidente da poderosa Federação das Organizações Econômicas do Japão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook