Atualizado em: 10 março 2010

CPI da Bancoop – Como funciona

Foi publicado hoje, 10/03, no Diário Oficial da União, o ato que cria a CPI da Bancoop – Cooperativa Habitacional dos Bancários -, para investigar supostas denúncias de corrupção para favorecer o PT.

publicidade:

Foram mais de três anos de investigação até que, supostamente, foram encontrados fortes indícios que a Bancoop era usada para desvio de verbas que tinha como destino o enriquecimento dos envolvidos e para financiar as campanhas do PT.

“A Bancoop é hoje uma organização criminosa cuja função principal é captar recursos para o caixa dois do PT e que ajudou a financiar inclusive a campanha de Lula à Presidência em 2002.”, disse o promotor do caso José Carlos Blat.

A Bancoop foi fundada em 1996, por um grupo do PT, para, supostamente, oferecer imóveis até 40% abaixo do valor de mercado. Mas o resultado disso é que hoje, no mínimo, 400 famílias foram, supostamente, lógico, lesadas pela cooperativa que, segundo as famílias, pagaram o valor do imóvel, mas, não o receberam.

Acredita-se que o rombo, supostamente, pode passar de 100 milhões de reais, sendo que grande parte desse dinheiro era sacado na boca do caixa, ou seja, em dinheiro vivo, e outra parte era destinada a empresas fantasmas ou com contratos super faturados.

O promotor considera que o ex-diretor e ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, seja o principal responsável por mais um, vale sempre lembrar, suposto esquema de corrupção do PT.

Hoje em dia João Vaccari Neto é tesoureiro do PT, e por força do ofício, irá cuidar do dinheiro da campanha da candidata petista Dilma Rousseff.

E você, o que supõe sobre mais essa escândalo?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook