Atualizado em: 24 fevereiro 2011

Correios e Lotéricas podem trocar dólares a partir de hoje

A partir desta quinta-feira (24), as agências dos Correios e casas lotéricas podem fazer operações de câmbio manual e transferências de pequenos valores até o limite de três mil dólares. A autorização foi dada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas os donos de casas lotéricas e os responsáveis por agências dos Correios precisam demonstrar interesse, além de precisarem de aprovação da instituição bancária.

De acordo com Sergio Odilon, chefe do Departamento de Normas do Banco Central (BC), a medida visa aumentar a quantidade de agentes autorizados a fazer transações cambiais, multiplicando a oferta. “Queremos aumentar a capilaridade do sistema com segurança”, afirmou.

publicidade:

Excetuando-se os bancos, somente prestadores de serviço do Ministério do Turismo, todos pessoas jurídicas, tinham permissão para fazer o câmbio manual.

A medida, claramente está relacionada com a Copa do Mundo em 2014. “Temos preocupação adicional pela proximidade da Copa do Mundo porque vai haver aumento de compra de moeda”, justificou Odilon. O governo quer garantir que os turistas gastem até o último centavo no Brasil, o que é bom.

A operação de câmbio manual se trata de compra e venda de moeda estrangeira pelo valor máximo permitido. Já a transferência de pequeno valor permite o envio ou recebimento de valores entre pessoas no exterior. Nessa operação, a instituição funciona como “ponta do banco”.

Se quiser fazer alguma operação de câmbio, use o conversor de moedas do Banco Central.

Correios e Lotéricas podem trocar dólares a partir de hoje

Via Agência Brasil sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5. Brasil.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook