Atualizado em: 17 junho 2011

Controle sua identidade online

Uma ferramenta lançada pela Google permite ao usuário gerenciar sua identidade online e configurar alertas que o avisam sempre que alguém o mencionar na Web.

Controle sua identidade onlineA Google lançou uma ferramenta na web que permite que os usuários tenham maior controle sobre sua identidade on-line. “Me on the web” é um sistema que vai alertar os usuários sempre que o seu nome ou endereço de e-mail for publicado na Web ou qualquer outra informação relacionada ao seu perfil tenha sido mencionada anteriormente. A Intenção da Google é melhorar o controle da identidade online dos usuários.

A ferramenta lançada esta semana, pretende reforçar a identidade dos usuários na rede, ampliando as suas capacidades e, especialmente, dando-lhes maior controle sobre elas.

publicidade:

Usuários com perfil do Google pode acessar essa nova opção através do endereço https://www.google.com/dashboard. Esta página é uma seção do Google Dashboard que permite configurar o acompanhamento da sua identidade. O serviço permite ser configurado para enviarr notificações ao usuário cada vez que algum conteúdo que faz referência ao seu nome de contato ou e-mail for colocado na Web.

A Google explica que é fácil definir a privacidade dos conteúdos que o usuário publica, mas não é fácil controlar o que outros usuários publicam sobre você. “A identidade on-line não é apenas o que se publica, mas também o que outros publicam sobre você, seja uma menção em um blog, uma foto, tag ou uma resposta a uma atualização de status público”, diz a Google.

“Quando alguém procura o seu nome em um mecanismo de busca como o Google, os resultados apresentados são uma combinação de informações publicadas pelo usuário  e informações postadas por outras pessoas”.

Com o sistema Google Alerts, os usuários podem controlar a sua identidade e ver as referências aos dados que foram feitas na rede. A Google permite que usuários insiram dados sobre o que desejam ser alertados. Assim, é possível, por exemplo, configurar um alerta para ser avisado sempre que alguém publicar o nome da sua empresa, seu nome, ou mesmo qualquer outra palavra chave específica.

Por padrão a ferramenta configura um número de termos relacionados à identidade do usuário para alertar suas referências, tornando o processo muito rápido e fácil de executar.

Fonte: Blog da Google

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook