Atualizado em: 28 junho 2011

Google +, o novo rival do Facebook

Nova rede social da Google chega com diversos recursos para concorrer com o Facebook. Usuários selecionados já estão testando o novo produto da empresa.

google Nesta terça-feira terminou um dos rumores mais comentados da Internet nos últimos dois anos. Trata-se da nova rede social do Google chamada “Google Plus ou Google +”, que foi revelada oficialmente no blog oficial da empresa.

O Projeto Google + foi desenvolvido ao longo de um ano pelo vice-presidente da empresa, Vic Gudontra, e espera-se que o novo projeto da empresa tenha condições de batalhar de igual para igual com seu principal concorrente, o Facebook.

publicidade:

Conforme explicado pela empresa no blog do seu buscador, o Google Plus irá estar presente em todos os aplicativos Google numa integração perfeita com seu ecossistema, inclusive na barra de navegação do buscador, quando o usuário estiver logado.

Não se trata de uma remodelagem do Google Buzz ou Google Wave, mas sim de uma rede social completamente nova, no estilo do Facebook, porém mais fácil de usar e com mais recursos.

Entre as semelhanças que podemos notar entre as duas redes sociais, estão sua aparência e estética. Ao mesmo tempo se destaca nesta nova proposta, uma melhor organização das suas opções.

Além disso, uma das explicações apresentadas nos vídeos promocionais do projeto, expressa que em uma rede social, o mais importante é a conexão entre as pessoas, e levando este fator em consideração, a Google desenvolveu um sofisticado, porém simples, mecanismo de recomendação de pessoas.

A Google tem recolhido ao longo dos anos, informação mais que suficiente para saber inter-relacionar os gostos das pessoas e toda esta experiência está agora sendo aplicada no Google +

Por enquanto o novo produto da Google está disponível para um pequeno grupo de usuários, ainda em fase de testes. Por hora, só usuários convidados tem acesso à ferramenta.

 

GOOGLE CIRCLES

Google Circles é a maneira que a Google terá para agrupar e reunir nos seus contatos, gente que lhe interesse, por isso se chama “círculo”, fazendo alusão a um círculo de interesses comuns. Com esta ferramenta uma pessoa não precisa ser sua amiga para estar no seu círculo, você só precisa compartilhar certos interesses.

Este recurso em particular, é muitíssimo bem vindo, uma vez que uma das coisas incômodas do Facebook é justamente esta necessidade de nos tornarmos “amigos” de alguém para sermos avisados das suas atualizações.

Todas estas funções poderão ser gerenciadas através de uma interface muito intuitiva, onde podemos arrastar, soltar e realocar nossos amigos com muita facilidade.

 

FOTOS E VIDEOCHAT

A importância da multimídia em telefones celulares é algo real, e o Google Plus tem uma seção específica para edição, visualização e gestão de conteúdos multimídia.

Esta guia de fotos exibe todas as fotos que o usuário compartilhou, ou que tenham sido o resultado de alguma rotulagem (com tags), mas vai muito além disso, você pode editar a foto e adicionar efeitos.

O Hangouts traz para internet o encontro fortuito que existe na vida real. O usuário é avisado de que um amigo está conversando por vídeo com outros e pode se juntar a ele. Quem estiver falando fica no centro, e os demais participantes aparecem em janelas menores logo abaixo.

 

DISPOSITIVOS MÓVEIS

Haverá também do Google + para dispositivos móveis, e tudo começará com Android, é claro. O aplicativo para celular do sistema operacional da Google dará acesso a seções de Stream, Circles, Sparks e multimídia.

Com o Instant Upload, uma foto ou um vídeo feito através de um dispositivo móvel do usuário é enviada diretamente para o Google +

 

MAIS INFORMAÇÕES

Página oficial do Projeto Google + em português: http://gplusproject.appspot.com/static/pt.html

Veja abaixo o vídeo promocional do Google +

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook