Atualizado em: 13 outubro 2010

Resgate dos mineiros no Chile – Fotos, Vídeos e Informações

Uma das cápsulas que estão sendo usadas no resgate dos mineiros

Depois de ficarem soterrados numa profundidade de 700 metros, desde o dia 5 de agosto no deserto do Atacama no Chile, os mineiros começaram a ser resgatados. Dezessete dos 33 mineiros já foram socorridos e tiveram a oportunidade de abraçar seus familiares, o primeiro deles foi Florencio Ávalos exatamente às 0h11.

O resgate começou por volta das 23h18 da terça (12), com a descida do socorrista Manuel Gonzáles Pavez ao refúgio dos mineiros. Pouco depois de sua descida, todos que estavam presente, inclusive, o presidente Sebastián Piñera e a primeira-dama, Cecilia Morel, cantaram o hino do Chile para marcar o início do trabalho.

publicidade:

González fez o primeiro contato com os mineiros, no qual, foi recebido por eles com emocionados abraços.  Ele levou 17 minutos para descer os 622 metros do túnel de 66 cm de diâmetro, aparentemente sem problemas. O socorrista passou-lhes as instruções sobre o resgate. O primeiro trabalhador vestiu aroupa especial, e começou a subir pela cápsula às 23h55 da terça.

Os mineiros resgatados saíram da cápsula mostrando disposição e energia, mas logo foram avaliados por médicos, receberam soro fisiológico e levados imediatamente para o hospital mais próximo para passar por exames de triagem.

A saída mais difícil, até agora, foi do nono a ser tirado da mina, Mario Gómez de 63 anos, o mais velho do grupo, teve sua subida cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada.

Segundo o site Globo.com o presidente Piñera deu entrevista em que prometeu que a mina não voltaria a funcionar até que eventuais problemas de segurança fossem resolvidos. Ele ainda lembrou que estava cumprindo sua promessa de trazer os mineiros à superfície “são e salvos”. “13/10/10 é um número mágico”, disse ele.


Cápsula Fênix 2 traz Florencio Ávalos, primeiro mineiro resgatado

Quarto preparado para a chagada dos mineiros


O presidente do Chile, Sebastián Piñera, chegando à mina

Resgate dos mineiros

Tragetória

Fontes: G1, Folha online.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook