Atualizado em: 24 agosto 2011

China censura músicas de Lady Gaga, Katy Perry e Britney Spears

Saiba o porque da proibição e quais outros artistas também já tiveram suas músicas vetadas pelos chineses.

Músicas nem sempre são boas aos ouvidos de todo mundo. Nem sempre é possível agradar a todos musicalmente falando, principalmente em países mais rígidos com relação ao conteúdo que compõe a letra. Cada país permite músicas que acreditam não ser ofensiva a ninguém, cabendo a cada um escolher o que deseja escutar.

Hits Proibidos

Por várias vezes na China é divulgada uma lista com músicas que são consideradas “proibidas” para os internautas. A lista é composta de grandes nomes da música pop, como Lady Gaga, Britney Spears, Kate Perry, Take That e até Backstreet Boys. Após a divulgação da lista pela terceira vez na China, as músicas devem ser vetadas e retiradas da internet chinesa até o dia 15 de setembro. A lista não bane os artistas, mas sim algumas músicas que são consideradas sucesso em outros países. Dentre as músicas proibidas estão ‘Judas’ de Lady Gaga, ‘Last Friday Night’, de Katy Perry, ‘I Want It That Way’, dos Backstreet Boys, e ‘Burning Up’, de Britney Spears, além de algumas músicas locais que são considerados verdadeiros hits chineses.

publicidade:

A divulgação da lista e a proibição das músicas são realizadas pelo Ministério da Cultura da China. A lista foi feita levando em conta músicas que são consideradas eróticas ou de “mau gosto”, o que pode prejudicar a segurança cultural do país, relata o Ministério da Cultura Chinesa.

Proibição musical contínua

Essa é a terceira lista divulgada pela China esse ano. Na primeira lista, foram vetadas cerca de oito músicas da cantora Christina Aguilera, quatro de Kylie Minogue, cinco de Eminem e três de Bruno Mars, entre outros artistas. Na segunda lista divulgada, chegaram a proibir a música ‘Hold my hand’ do cantor Michael Jackson e cerca de três músicas da cantora Avril Lavigne, que já fez vários shows para os fãs chineses, que não são poucos.

Embora a China seja o país que possua mais internautas do mundo, também é considerado um dos países mais rígidos com relação a musicalidade, tentando manter o controle através da rede. Mesmo que seja aplicada essa proibição, a teoria acaba tendo pouco efeito quando colocado em prática, pois ainda sim muitos internautas irão ouvir as músicas proibidas em rádios do próprio país e ainda poderão baixar as músicas pela internet em sites estrangeiros ou até mesmo nacionais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook