Atualizado em: 9 agosto 2013

Caso Siemens e Governo de São Paulo - Entenda

Trouxemos um resumo simples para que vocês possam entender o caso Siemens e o Governo de São Paulo.
Você Sabia?
Neste suposto cartel, além da Siemens, seriam ainda participantes subsidiárias da francesa Alstom, da canadense Bombardier, da espanhola CAF e da japonesa Mitsui.
Caso Siemens e Governo de São Paulo - Entenda ( Foto: Divulgação)

Caso Siemens e Governo de São Paulo – Entenda ( Foto: Divulgação)

Há duas semanas foi divulgado pela imprensa o caso Siemens e o Governo de São Paulo com alegação de que haveria um cartel entre empresas privadas para sabotar a licitação do metrô de São Paulo e o que é pior com total concordância do governo paulista em 2000.

Quem está investigando esta denúncia é o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade que pretende apurar os documentos que a empresa alemã Siemens entregou onde afirma que o Governo de São Paulo sabia e avalizou a formação de um cartel que envolveria 18 empresas sendo a Siemens uma delas.

publicidade:

Caso Siemens e Governo de São Paulo – Entenda

O Governo

O Governo de São Paulo fez um anúncio sobre a abertura de um processo inclusive acusando o Cade para apurar já que corre em segredo de justiça. E se for caracterizado o cartel o governador acredita que o estado seja vítima.

Nota da Siemens

“Siemens tem conhecimento sobre as investigações conduzidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) quanto a um suposto cartel em licitações para aquisição de carros de trens, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs licitados entre meados da década de 1990 e 2007. Causaram-nos surpresa as especulações que têm extrapolado essas investigações. Alguns meios de comunicação reportaram que o Ministério Público de São Paulo, em conjunto com o Cade, teriam apurado e quantificado os danos provocados ao mercado pela conduta ora investigada e que a Siemens teria supostamente proposto um acordo ao Ministério Público de São Paulo. Por isso, cabe à Siemens vir a público para esclarecer que não é a fonte de tais informações (nem de nenhuma das recentes notícias publicadas) e manifestar o seu desconhecimento quanto aos fundamentos de tais especulações”

Infelizmente só resta esperar que todas as apurações sejam feitas para que os culpados sejam mostrados e que o dinheiro desviado possa ser ressarcido.

Caso Siemens e Governo de São Paulo - Entenda ( Foto: Divulgação)

Caso Siemens e Governo de São Paulo – Entenda ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook