Atualizado em: 29 março 2012

Bope Sobe morro do Alemão – Implantação de UPP

Grupo de operações especiais começa a substituir o exercito nacional no complexo do alemão. Intuito e continuar com a tranqüilidade com as UPPs. Confira a Matéria.
Você Sabia?
O BOPE do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1978, inicialmente chamado de Núcleo da Companhia de Operações Especiais, funcionava nas instituições do CFAP.

Operação foi tranquila e contou ainda com a supervisão da Corregedoria da PM. (Divulgação)

Na ultima terça-feira (27), as tropas do Exercito brasileiro começaram a deixar a comunidade, para que o Bope subisse o morro do alemão e implantar as novas UPPs para manter a tranqüilidade e segurança a população.

A ação aconteceu durante a madrugada de uma forma bem pratica, onde 350 agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) tiveram o acesso para terem o controle da comunidade.

publicidade:

Além do Apoio da Força de pacificação do exercito, o Bope contou com o apoio do Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo Marítimo e a Cia de Cães.

Implantação de Unidades Pacificadoras

Atualmente a força de Pacificação do Exercito ocupa duas favelas, a da Fazendinha e a de Nova Brasília. Com isso os militares do Bope foram remanejados para os complexos do Alemão e depois o complexo da Penha para que sejam implantadas as Unidades de Policia Pacificadora (UPP). O Clima é de tranqüilidade, os moradores são revistados pelos policiais e a vida segue normalmente pois eles saem para trabalhar e fazer seus afazeres sem transtorno algum.

A PM tinha orientado aos moradores a andar com o RG, para ter como se identificarem e claro facilitar ainda mais a abordagem. Toda a operação foi acompanhada pela Corregedoria da Policia Militar, até mesmo para apurar qualquer desvio que seja na conduta dos militares.

Ocupação concluída em Junho

Para essa preparação das implantações das UPPs pelo Bope, estão previstas para oito unidades em todo o Complexo do Alemão e na Penha. O Plano estipulado pela Policia Militar do Rio de Janeiro é de inaugurar quatro novas Unidades de Policia Pacificadora ainda em Abril, duas no mês de maio e duas até o fim de junho.

Há mais de um ano e quatro meses algumas comunidades já são ocupadas pelo Exercito Nacional que está sendo trocado pelos agentes do Bope, e até agora durante este período, a ocupação no Complexo já passou do valor dos R$ 230 milhões de reais destinados ao exercito, sendo que antigamente, a metade disso era destinado a eles, além dos recursos extras que são destinados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook