Atualizado em: 30 outubro 2013

A polêmica das Biografias não autorizadas

O artista Roberto Carlos protagonista do caso mais polêmico de censura dos livros, não libera a obra sobre ele embargada pela Justiça
Você Sabia?
Que Mahatma Gandhi casou-se aos 13 anos, foi para Londres cursar Direito e voltou para seu país de origem para exercer sua profissão.
download (1)

A biografia de cada celebridade não tem nada demais

Nas últimas semanas uma grande polêmica colocou artistas de um lado e escritores de um outro. Um grupo, chamado Procure Saber, encabeçado por artistas e representantes de pessoas famosas e celebridades decidiram declarar guerra contra os escritores das chamadas biografias não autorizadas, livros que contam a história de uma determinada pessoa sem que ela tenha, necessariamente, participado ou autorizado.

A Defesa dos Artistas

Os artistas que podem ter a sua vida retratadas em livros alegam que existem alguns artigos no Código Civil que impedem que tal publicação seja feita. Esta associação acabou entrando com uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando principalmente o artigo que determina a autorização expressa de qualquer pessoa para que sejam utilizadas a imagem da mesma.

publicidade:

Além disso, o artigo fala também que “a divulgação de escritos, a transmissão, publicação ou exposição poderão ser proibidas se atingirem a honra, a boa fama, a respeitabilidade ou se tiverem fins comerciais.” Por último, o artigo diz também que o direito de todo cidadão a ter uma vida privada é inviolável.

A Defesa dos Escritores

Por outro lado, os escritores e a Associação dos Editores alegam que estas manifestações do artigo podem ir de encontro a Constituição, que prevê a liberdade de expressão e o direito á informação de todos os cidadãos. Além disso, uma das principais acusações feitas pelos escritores é que isso é uma forma de censura.

Outro argumento forte dos editores é que boa parte da história não apenas do Brasil, mas do mundo, deve-se as biografias não autorizadas. Como exemplo cita-se frequentemente várias biografias sobre Hitler e demais políticos que tiveram influência no mundo. Hoje grande parte da população não saberia nada sobre estas pessoas se as biografias precisassem de autorização para serem publicadas.

Informação

Esta semana, um dos principais nomes envolvidos na polêmica, Roberto Carlos, deu uma entrevista falando sobre o assunto no Fantástico. Apesar de ter declarado que não é contra a publicação de biografias não autorizadas, deixou claro que acredita que as pessoas não possam obter lucro em cima da história de vida de outra pessoa.

Além disso, o rei da música no Brasil declarou que está preparando a sua própria biografia, onde promete não esconder nada.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook