Atualizado em: 2 fevereiro 2010


Bilhete Único RJ – Consulta e Cadastro

Seguindo o exemplo de São Paulo, ontem, 01/02, no Rio de Janeiro entrou em vigor a utilização do Bilhete Único. Os usuários poderão usar os meios de transporte públicos da região como, trens, metrô, ônibus, vans e barcas, em um intervalo de duas horas, pagando apenas R$ 4,40. No entanto, a transferência dos meios de transporte intermunicipais pode ser feita somente uma vez nesse período.

Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Transportes revelou que 98% das viagens intermunicipais são feitas em um período de tempo menor que duas horas. Entretanto, o governo afirma que poderá rever a duração do período caso fique comprovado que duas horas são insuficientes.

Cerca de 20 mil pessoas já se cadastraram para utilizar o Bilhete Único no Rio de Janeiro, e outros 1,7 milhão de usuários do Vale-Transporte e do cartão Expresso já são habilitados para usar o novo benefício.

O cadastramento é gratuito e pode ser feito pelo site ou em pontos específicos em estações do metrô, da Supervia, das barcas, além das lojas do RioCard. Quem possui o cartão Vale-Transporte ou Expresso não vai precisar de um novo cartão, deve apenas fazer a transição de tecnologia nos pontos de credenciamento.

Confira alguns pontos de cadastramento:

Metrô: estações Estácio e Presidente Vargas

SuperVia: estação Central do Brasil

Barcas: Praça 15 e Niterói

Terminais de ônibus: Américo Fontenelle – Central do Brasil; Mariano Procópio – Praça Mauá; Campo Grande; Nova Iguaçu; Nilópolis; Menezes Cortes – Castelo; Alcântara – São Gonçalo; Venda das Pedras – Itaboraí; João Goulart – Niterói; Jacinto Caetano – Maricá

85 Centros de Internet Comunitária (CICs) do Proderj, em todo o estado

Poupa Tempo: Carioca – Rua da Ajuda, no. 5, subsolo; Baixada – Shopping Grande Rio

Caso você tenha alguma dúvida sobre o Bilhete Único ou queira saber mais sobre o cadastro e consulta, você poderá ligar no seguinte número: 0800-7260802.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook