Atualizado em: 28 julho 2011

Ayman al-Zawahiri: O Novo líder da Al-Qaeda

O Novo líder da Al-Qaeda é tão procurado hoje, como o Bin Laden foi. Trata-se de um dos fundadores do grupo, o grande cérebro e mentor, desde seu surgimento, conheça-o.

Após perderem Osama Bin Laden, os membros da Al Qaeda precisavam de um novo líder, e o escolhido foi o egípcio Ayman al-Zawahiri. O líder é um médico pediatra e possui 59 anos, o segundo do grupo e ideólogo responsável pela radicalização de Bin Laden, era há muito apontado como o provável sucessor do milionário saudita, morto em casa no Paquistão por forças especiais norte-americanas no passado dia 2 de Maio.

Para quem acha que tudo veio de Bin Laden, se enganou. Veio de al-Zawahiri alguns fatos que
marcaram o mundo. Era e é simplesmente considerado o cérebro da al-Qaeda e arquiteto do 11 de Setembro. A par de Laden, era o principal porta-voz da rede terrorista.

publicidade:

Agora, ele tornou-se o homem mais procurado do mundo, se antes era Bin Laden, agora o seu sucessor. Tanto, que para se ter uma ideia, o Departamento de Estado norte americano oferece uma recompensa de 25 milhões de dólares.

Biografia

Ayman al-Zawahiri nasceu em Cairo, Egito, numa família de classe média. Seu pai era Mohammed Rabie al-Zawahiri, era um farmacêutico e um professor, de quem ele puxou tanta
dedicação aos estudos. Já a sua mãe, Umayma Azzam, veio de uma família rica, de um importante clã.

Muito inteligente e ligado aos estudos, assim como toda a sua família fora, ele estudou comportamento, psicologia e farmacologia na Universidade do Cairo e forma-se em 1974, e ganhando um grau de Mestres em cirurgia em 1978. Sem falar no livro que escreveu, no qual foi publicado em dezembro de 2001: Cavaleiros Debaixo da Bandeira do Profeta que esboça a
ideologia da Al-Qaeda.

Ele integrou a Irmandade Muçulmana quando tinha 15 anos, esteve envolvido no assassinato, em 1980, do presidente egípcio Anuar al-Sadat, estando preso durante três anos. Depois, em 1998, ajudou a fundar a al Qaeda. E então, até hoje ele se encontra desaparecido, ou melhor, escondido, embora se pense que esteja escondido na região de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook