Atualizado em: 10 maio 2011

Avatar 2 pode estar a caminho

O cineasta James Camerom encomendou 50 caríssimas câmeras 3D de altíssima definição para um novo projeto que ainda está envolvido em mistério. Seria Avatar 2?
publicidade:

Avatar 2Nós todos sabemos que os filmes de James Cameron geralmente levam a tecnologia existente na época até o seu limite, muitas vezes utilizando equipamentos de última geração que sequer chegaram ao mercado, ou que ainda se encontram em estágio de desenvolvimento.

Pois é justamente esta última opção que está em prática há poucos dias, desde que James Cameron ordenou a compra de nada menos que 50 câmeras de alta resolução RED. Mais especificamente sistemas EPIC-M com a capacidade de filmar em 3D e gravar em HD com suporte para resoluções até 5K. Especula-se uma continuação de Avatar.

publicidade:

RESOLUÇÃO IMPRESSIONANTE

Para se ter uma idéia do que significa esta resolução de 5K, imagine uma TV ou monitor com resolução full HD (1080p). Já teve a oportunidade de ver um filme nesta definição? Viu os mínimos detalhes no rosto da linda protagonista? Então imagine esta qualidade de imagem em uma tela de cinema. Pois é isto que provavelmente veremos no próximo filme de James Camerom. Veja o gráfico comparativo na imagem abaixo.

CÂMERAS CARÍSSIMAS

Como você pode imaginar, estas câmeras RED EPIC-M não devem ser muito baratas, e tendo em conta que cada unidade sai por cerca de 58.000 dólares, os 50 profissionais de filmagem que irão operá-las só entrarão em produção após o investimento inicial de 3 milhões de dólares. O valor é apenas 0,1% da receita de Avatar, que bateu a marca dos 3 bilhões de dólares.

publicidade:

MAIS FILMES

Em qualquer caso, todos nós sabemos que James Cameron não está nem ai para questões orçamentais quando a técnica está envolvida. Na verdade, parece que tanto ele, como Peter Jackson (que também encomendou outras 30 EPIC-M para as filmagens de “The Hobbit”), acham pouco os 24 quadros por segundos que são conseguidos com filmes em 3D atualmente. É por isso que, os cineastas já estão demandando eqiuipamentos como estas EPIC-M, capazes de filmar em velocidades mínimas de até 48 fps, alcançando até 120fps.

Mas para Cameron, a duplicação do framerate atual parece pouco, de modo que provavelmente tentará chegar a uma velocidade de 60fps. Em qualquer caso, o cineasta continua trabalhando duro para manter sua fama de levar a tecnologia ao limite, neste caso, preparando o terreno para incríveis filmes 3D no futuro.

AVATAR 2?

O filme em questão poderia ser Avatar 2, ou outro projeto totalmente novo. Não sabemos, porém, uma sequência de Avatar parece o caminho natural, tanto pela sua grande aceitação e conversão de receitas, como pela continuidade natural do enredo. Os humanos foram expulsos de um planeta com trilhões de dólares em riquezas, e tem tudo para voltar lá e tentarem de novo, de preferência com muita ação.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook