Atualizado em: 21 agosto 2013

Ato Médico - Entenda o que é e os Vetos da Presidente Dilma

Para que vocês possam ficar informados trouxemos um breve resumo a respeito do ato médico e do veto da Presidente Dilma.
Você Sabia?
Apuramos que 40 senadores votaram pela manutenção dos vetos da Presidente Dilma à Lei do Ato Médico.
Ato Médico - Entenda o que é e os Vetos da Presidente Dilma ( Foto: Divulgação)

Ato Médico – Entenda o que é e os Vetos da Presidente Dilma ( Foto: Divulgação)

O Ato Médico foi aprovado pelo Senado no dia 18 de junho e depois disso virou motivo de polêmica entre os profissionais da saúde, que não concordaram com alguns pontos já que temiam ver algumas de suas funções limitadas pela nova legislação. Na quinta-feira dia 11 de agosto a presidente Dilma Rousseff vetou alguns pontos muito embora a medicina seja uma profissão muito antiga.

Abaixo faremos uma breve explicação dos vetos da Presidente Dilma para que vocês possam entender.

publicidade:

Ato Médico -Vetos da Presidente Dilma

  • A presidente vetou dez itens e o mais polêmico foi o artigo que permite somente aos médicos fazer prescrições terapêuticas e diagnósticos além de outros assuntos com relação à competência profissional para exercer cargo de direção e chefia de serviços hospitalares e médicos.
  • Os outros artigos vetados eram sobre órteses e próteses até aplicações de injeções, sendo que condicionar a aplicação de injeções exclusivamente aos médicos causaria um enorme impacto inclusive nas campanhas de vacinação.
  • No caso das próteses e órteses também poderia vir a causar problemas na rede pública em especial já que muitos profissionais da saúde sem serem médicos já confeccionam sem indicação médica.

Os profissionais da saúde gostaram dos vetos, mas o Conselho federal de Medicina os chamou de “agressão aos médicos” e só resta aguardar os parlamentares decidirem.

Ato Médico - Entenda o que é e os Vetos da Presidente Dilma ( Foto: Divulgação)

Ato Médico – Entenda o que é e os Vetos da Presidente Dilma ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook