Atualizado em: 15 setembro 2011

Al Gore lança campanha contra mudanças climáticas

O ex Vice Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, lançou nesta quinta-feira uma campanha global de 24 horas na internet, destinada a sensibilizar a opinião pública sobre as alterações climáticas do planeta.

Al Gore lança campanha contra mudanças climáticas

O projeto, chamado “The Climate Reality Project”, consiste em uma apresentação multimídia que pode ser vista online e mostra como os eventos climáticos, tais como inundações, incêndios e tempestades, relacionam-se às alterações climáticas.

publicidade:

Estas apresentações, acessíveis no site climaterealityproject.org, são transmitidas de diferentes partes do mundo, incluindo Nova York, Beijing, Nova Deli, Dubai, Istanbul, Seul, Jacarta, Londres e Rio de Janeiro.

A campanha, em 13 idiomas, começou à meia noite GMT (21hs de Brasília) desta quinta-feira e terminará às 23 horas GMT (20 horas de Brasília) em Nova York com uma apresentação de Gore, Prémio Nobel da paz em 2007 pelos seus esforços contra a mudança climática. Pouco antes de 14 hs GMT (12 hs de Brasília), o site recebeu mais de três milhões de visitantes, disseram os organizadores. No momento da produção deste artigo, o site contabilizava mais de 6,4 milhões de visitantes, cujo número aumentava rapidamente.

O objetivo da campanha é chamar a atenção do mundo sobre o alcance e o impacto da crise climática, disse Gore no início da semana. “Hoje a mudança climática já não é uma previsão, mas uma realidade”, insistiu.

No entanto, “o mundo continua sendo objeto da desinformação financiada pelos que poluem e a propaganda destinada a enganar o público sobre os perigos que enfrentamos com a crise do clima”, continua Gore.

Apresentação assume parcialmente o formato do documentário sobre o aquecimento global de 2006, produzido por Gore, “Uma verdade inconveniente”, que teve grande bilheteria, foi aplaudido pela crítica e ganhou um Oscar.

O clima realmente mudou, inclusive no Brasil

A despeito das tentativas de ridicularizarão de Gore (basta pesquisar por ele no Google Imagens), temos que admitir que o clima mudou. Há alguns anos atrás vimos o Jornal Nacional anunciar que houve um furação no Sul do país, termo que logo depois foi amenizado para “ciclone extratropical). As enchentes se tornaram mais comuns, a seca sem precedentes em Brasília, e até mesmo no bairro onde cresci e morei durante 20 anos, e continuo visitando regularmente, houve um destes ciclones, em um episódio inédito.

Com efeito, ainda que nossa culpa pelo aquecimento se dissipe e se torne invisível por ser uma culpa coletiva, somos todos responsáveis pelo que acontece em nosso planeta.

Rio de Janeiro participa hoje, às 19 horas de Brasília

Assista a apresentação feita a partir da cidade do Rio de Janeiro, às 19 horas de Brasília clicando neste link.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook