Atualizado em: 2 julho 2013

Agora Corrupção é Crime Hediondo

Corrupção virou crime hediondo onde todos os parlamentares condenados estão sujeitos a pena mínima 4 anos e máxima 12 anos
Você Sabia?
Que final da década de 90 um inquérito, bastante diferente, dos capítulos nacionais da TI, , sugere que a corrupção no sector público assume as mesmas formas.
corru

Corrupção deriva do latim corruptus que, numa primeira acepção, significa quebrado em pedaços e numa segunda acepção.

Após dias a fio de protestos por todo o país e também em outros países, o senado brasileiro aprova o projeto de lei que aumenta a punição para o crime de corrupção, agora considerado crime hediondo pela justiça brasileira.

Solicitação Atendida

Todos os manifestantes que foram as ruas no Brasil consideram esse um passo importante para acabar com toda a sujeira que vemos acompanhar os cargos políticos no Brasil, toda essa onda de interesses pessoais que sempre são sobrepostos aos interesses comuns. O povo foi às ruas e a consideração pela justiça da corrupção como crime hediondo foi uma das reivindicações mais contundentes da massa manifestante que compareceu às ruas.

publicidade:

Faziam inclusive parte das chamadas “As cinco causas”, que nortearam os manifestantes tanto nas redes sociais quanto nas ruas após a redução das tarifas no transporte público em diversas capitais e cidade do país. Com o aumento da consideração penal do ato da corrupção, a medida punitiva passa de 4 a 12 anos de reclusão, além do pagamento de uma multa.

Informação

Mas na verdade muitos políticos e estudiosos das ciências sociais consideram essa vitória muito pequena. Segundo eles, só essa consideração como crime hediondo não basta, já que o problema pior está no próprio sistema judiciário brasileiro, que ainda possui muitas falhas. O julgamento o todo o processamento da culpa e aplicação da pena são tratados com extrema lentidão no país, e ainda sim muitas falhas da legislação permitem que os corruptos sejam presos, para logo após sejam soltos para responder tudo em liberdade.

Além disso, falhas no sistema penal podem fazer com que muitos corruptos escapem à pena. Por esses e outros motivos, essa vitória não é tão importante quanto pensamos, e não surtirá o efeito que pensamos. Como os políticos possuem excelentes advogados e conseguem contatos e mais contatos em todos os setores da justiça, poderão se livrar das penas simplesmente pela demora, ou explorando as falhas do sistema, acabando que poderão continuar em liberdade e, muitas vezes, continuar inclusive a exercer o mesmo cargo político que estavam exercendo quando foram acusados do crime.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook