Acesso à banda larga cresce em maio

Acesso à banda larga cresce em maioO balanço que a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulga mensalmente, aponta que no mês de maio, houve um incremento de 53.3% no acesso à internet de alta velocidade no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2010.

Os dados, que levam em consideração os acessos feitos a partir de redes fixas e móveis, apontam para um total de 42.1 milhões de conexões em maio de 2011.

Considera-se acesso fixo, aquele feito a partir de modems fixos, e acessos móveis, aqueles feitos com celulares de terceira geração (3G), smartphones e outros dispositivos que usam a tecnologia 3G, como tablets, netbooks, etc.

Nos últimos 12 meses, a Telebrasil computou 16.6 milhões de novos acessos, o que representa uma média de um novo cliente tendo ganhando à internet de alta velocidade a cada dois segundos.

No último mês de maio, os acessos via banda larga fixa somaram 15.8 milhões de conexões (29% a mais que no mesmo mês do ano passado). Nos últimos 12 meses, 3.5 milhões de novos usuários aderiram à conexão fixa de banda larga.

Por sua vez, os dispositivos móveis foram responsáveis por 26.3 milhões de conexões em maio, número que representa um acréscimo de 1122 milhões nos últimos doze meses, um aumento em relação a maio de 2010, da ordem de 73.4 por cento.

A Telebrasil informou que as redes 3G estão presentes em 1.523 municípios, respondendo por 143.7 milhões de pessoas atendidas (75.4 por cento da população). Há mais de três prestadoras de serviços de banda larga móvel em 50.5% das cidades brasileiras, onde vivem 96,4 milhões de pessoas, segundo a associação.