Atualizado em: 12 agosto 2011


Entenda a Seca no Brasil

A seca, principalmente no nordeste brasileiro vem castigando a população por muito tempo, tudo isso devido ser uma região onde as chuvas não são frequentes
No Brasil, principalmente na região nordeste a seca foi um dos principais motivos que causou sofrimento do povo nordestino. Na região o clima é semi-árida, delimitada pela região chamada de Polígono das Secas. Esta compreende todos estados do Nordeste: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, com exceção apenas do Maranhão por possui boa regularidade de chuvas.

Causas

A seca sempre existiu no Nordeste devido a falta de chuva, que sempre foi um castigo. Esta área recebe pouca influência de massas de ar úmidas e frias vindas do sul. Logo, permanece durante muito tempo, no sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca. Em determinados lugares, como alguns estados se encontram em processo de desertificação.

Nos lugares mais secos, sua vegetação é a caatinga e o clima é semi-árido.

Como diminuir o impacto da seca:

– Construções de cisternas, açudes e barragens;

– Investimentos em infra-estrutura na região;

– Distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem (situações
de emergência);

– Implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável na região, para que
as pessoas não necessitem sempre de ações assistencialistas do governo;

– Incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com
sistemas de irrigação

Nordeste Hoje

Mesmo com um histórico de anos sem água, hoje podemos dizer que o nordeste vive um momento diferente. Logicamente que em algumas partes da região a seca continua, mas na verdade, ela vem dando uma trégua, dando espaço a muita chuva, causando uma situação inverça: enchentes.

 

Conheça a Lei Seca


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook