Atualizado em: 19 janeiro 2011

Objetivo do trabalho social

Para mudarmos a sociedade é fundamental que todos nós façamos cada um a sua parte na busca por um mundo melhor. Porém, mesmo sendo a obrigação de cada qual perante a sociedade, existem pessoas que levam essa atitude positiva como uma verdadeira profissão.  Nesse caso, estamos falando de Trabalho Social.

publicidade:

O profissional dessa área, tem como principal objetivo a mudança social, resolução de problemas entre aas pessoas e o incentivo a capacidade e aptidão das pessoas que possam promover o seu bem-estar e o da comunidade. O profissional utiliza teorias de comportamento humano e de organização social.

O trabalho social intervém nos pontos onde as pessoas interagem com os seus ambientes. Neste âmbito, o respeito pelos direitos humanos e de justiça social são fundamentais para o trabalho social. O desempenho do trabalhador social encontra-se intimamente relacionado com a necessidade de resolução dos problemas sociais.

Neste contexto, o Trabalho Social tende a lançar o seu foco de intervenção sobre os problemas das pessoas dentro do seu contexto ambiental, equacionando intervenções sistémicas e ecológicas. Isto, porque os indivíduos são influenciados pelas forças e fraquezas de tudo o que orbita em seu torno: família, local de trabalho, grupos de referência e outros.

Segundo a Wikipedia, os objetivos do trabalho social são:

– Facilitar a inclusão de grupos sociais excluídos, marginalizados, vulneráveis ou em risco;

– Promover o bem-estar e solucionar problemas, intervindo com indivíduos, famílias, grupos e comunidades;

– Desencadear dinâmicas que levem à participação das populações na defesa e dinamização de melhores condições sociais;

– Trabalhar com as pessoas na formulação, implementação e defesa de políticas coerentes com os princípios éticos da profissão,

– Defender com e para as pessoas, mudanças nos condicionalismos estruturais relacionados com a exclusão e marginalidade social,

– Desencadear procedimentos de protecção de pessoas, que pela sua condição ou situação de risco, não estão capazes de o fazer por si próprias.

Para saber mais sobre a área, recomendamos a leitura do material abaixo. Com ela você poderá se informar mais sobre a área e tirar todas as suas dúvidas.

Trabalho Social

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook