Engenharia Civil: Mercado de trabalho

A Engenharia Civil é uma das profissões mais importantes que existe porque não tem como imaginar uma cidade sem estes profissionais. O campo de trabalho do Engenheiro Civil é muito grande porque este profissional pode trabalhar em escritórios de construção civil, instituições, serviço público, construtoras e indústrias.

O mercado de trabalho de um Engenheiro Civil é muito influenciado pela situação econômica do nosso país e em algumas cidades em especial é muito mais fácil de se conseguir emprego do que outras, por esta razão a maioria deles são obrigados a ficar nas grandes metrópoles para conseguir um bom trabalho.

Mas para se conseguir um bom emprego nesta área é necessário que o profissional esteja muito bem preparado, levando seu curso a sério e depois de formado tenha um ótimo raciocínio lógico, fluência no inglês e espanhol e finanças.

Outra coisa muito importante e que enriquecerá o currículo do Engenheiro Civil são as pós graduações que o quanto antes for cursada melhor será para se conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho.

A maioria dos Engenheiros Civis depois de um tempo trabalhando em empresas acabam prestando serviços o que é muito mais vantajoso.

Salário

O salário inicial é em média R$ 4800,00

Nos próximos anos a área de Engenharia Civil tende a aquecer muito mais graças a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 já que muitas obras terão que ser feitas para que o nosso país tenha estrutura para receber tanta gente.

Portanto o aquecimento do setor imobiliário e projetos de casas do governo também estão auxiliando para que estes profissionais possam ter muito mais oportunidades de trabalho.

Curso

A faculdade de Engenharia Civil é de cinco anos e você poderá fazer algumas especializações como:

  • Transportes para trabalhar na construção de rodovias, viadutos, portos e metrôs
  • Estruturas e Fundações onde o profissional de engenharia projeta e edifica fundações tanto de madeira como ferro ou aço.
  • Gerência de Recursos Prediais são os engenheiros que mantém a ordem e os padrões de qualidade e espaço dos edifícios.
  • Construção Urbana são os responsáveis por shoppings, aeroportos, estádios e grandes prédios.
  • Hidráulica e Recursos Hídricos que são engenheiros especializados em barragens, obras costeiras, reservatórios e canais.

Verifique suas aptidões e seja um Engenheiro bem sucedido!

Fonte: Guia do Estudante