Atualizado em: 11 junho 2011


Profissão Analista de Faturamento

Descubra qual a área de atuação de um Analista de faturamento. Quais as melhores vagas de emprego, qual a média de salário e qual a qualificação necessária para ser um analista.
faturasOs analistas de faturamento estão sempre presentes nas empresas atualmente, principalmente nas de médio e grande porte. Com a crescente demanda de faturas, contas, extratos e afins se torna praticamente impossível manter a ordem sem o auxilio de um analista de faturamentos, ou dependendo do tamanho da empresa, uma equipe de analistas. Eles são responsáveis, basicamente, por manter a ordem na parte de documentação do setor financeiro, isso vai desde a parte de notas fiscais emitidas e recebidas até cobranças internacionais e fluxo de caixa.

Principais áreas de atuação:

Um analista de faturamento atua principalmente em conjunto com o setor financeiro, fiscal e com a parte operacional da empresa. O analista fica responsável pela fiscalização das notas fiscais, pela emissão e controle de faturas e pela manutenção dos controles internos.

Algumas empresas que possuem negócios internacionais encarregam os analistas de faturamentos de toda parte de cobranças internacionais e algumas ainda acabam deixando o analista fiscalizando o fluxo de caixa.

O analista de faturamentos pode ser comparado analogamente, com um contabilista que está em tempo integral dentro da empresa, sempre monitorando para que nenhuma parte dos faturamentos apresente erros ou discrepâncias.

Qualificação:

O analista de faturamentos deve ter ensino superior nas áreas de Administração, Finanças, Economia, ciências contábeis ou áreas afins. Geralmente estes profissionais possuem cursos que auxiliam no desempenho de suas funções. Muitas empresas exigem também que o analista possua um ótimo domínio da língua inglesa.

Salário:

A média salarial de um analista de faturamento pode variar bastante sempre em função do tamanho da empresa e de sua área de atuação no mercado. Outro fator que influencia muito no salário final de analista é a sua qualificação e se ele fala inglês. Basicamente a média salarial é de R$1.000,00 até R$3.000,00.

Vagas:

A seguir separamos algumas agências de empregos que podem auxiliar os profissionais da área a encontrarem ótimas oportunidades de emprego:


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook