Atualizado em: 10 junho 2011

Profissão Analista de Banco de Dados

Analista de Banco de Dados. Uma profissão cada vez mais em destaque. Saiba detalhes sobre salario, qualificação e principalmente a função desses profissionais nas empresas.

DadosA função de um Analista de Banco de Dados é de uma importância estratégica dentro de uma empresa, já que os dados da empresa que estão sob sua responsabilidade são sem dúvida um dos maiores bens da empresa.

Principais funções de um Analista de Banco de Dados:

Sua função consiste em fazer a manutenção das estruturas do Banco de Dados em conjunto com os modeladores de dados e analistas de sistemas; implementar novos processos de software, métodos de acesso a dados e  dimensionamento de hardware (servidores e interfaces de redes). Deve também interagir com os Administradores de redes, Administradores de segurança e Analistas de sistemas.

publicidade:

O analista de Banco de Dados pode ser requisitado a qualquer hora do dia ou da noite, pela empresa. Deve ainda suportar a pressão, deve ter facilidade de comunicação e facilidade de aprendizado a implantação de novas tecnologias.

Qualificação necessária:

O analista de Banco de Dados geralmente tem formação superior em Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou Tecnólogo em Banco de Dados. Há cursos superiores na área que tem duração de dois anos, como o da Universidade Paulista, acesse o site para saber mais (http://www3.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/banco_dados.aspx). O analista de Banco de Dados deve também dominar a língua Inglesa.

Salário médio:

O salário de um analista de Banco de Dados, varia muito, dependendo do tamanho da empresa e o tempo de experiência profissional do candidato, pois há vagas cujo salário vai de R$2.000,00 à R$7.000,00.

Vagas no mercado de trabalho:

Há vagas em aberto para Analista de Banco de Dados, é só acessar os sites das seguintes agências de emprego:

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook