Atualizado em: 6 abril 2020

Home Office ou Coworking? Qual melhor alternativa para trabalho remoto?

As formas de trabalho estão mudando por conta da revolução digital que estamos vivendo. Com isso, novos termos estão surgindo, trazendo consigo oportunidade de melhorar a qualidade de vida do trabalhador por meio de soluções no dia a dia.

Algumas formas de trabalho podem ser exercidas por meio do Home Office ou em ambientes de Coworking. Se você ainda não sabe a diferença entre essas modalidades, nós te explicaremos o que é cada uma e como tudo funciona.

O que é Home Office?

Muitos hoje em dia ainda se perguntam o que é home office, Home Office nada mais é do que escritório em casa em sua definição mais básica. Ainda assim, este modelo de regime de trabalho vai além, englobando nômades digitais que trabalham enquanto viajam ou simplesmente trabalham fora de um escritório convencional.

Apesar do termo ser especificamente relacionado a escritório em casa, o home office se caracteriza melhor como um trabalho remoto.

Dessa forma, pessoas podem escolher qual é o local de trabalho mais adequado, contanto que entreguem os resultados esperados por seus empregadores.

Coworking – uma solução para o trabalho home office

Devemos reconhecer que uma das maiores dificuldades do trabalho em home office é a dificuldade de concentração e disciplina. Trabalhar em casa pode ser desafiador, uma vez que diversas distrações surgem ao longo do tempo.

Foi a partir deste problema que surgiu a solução do Coworking. O termo se refere a um espaço (seja em condomínios privados ou abertos ao público) onde profissionais têm toda a estrutura de um escritório para utilizar e desenvolver as suas atividades.

O termo Coworking basicamente define o espaço compartilhado para trabalho. Neste espaço encontramos cadeiras, mesas, estações privadas, internet de alta velocidade, quadro para apresentações e tudo mais que um profissional ou um grupo pode precisar para trabalhos e reuniões.

Sendo assim, o Coworking se torna um espaço dedicado a atender pessoas que trabalham na modalidade home office, mas não encontram a paz e disciplina necessárias para desempenhar suas atividades em casa mantendo a produtividade em alta.

As vantagens do trabalho remoto – Home Office

A qualidade de vida no trabalho está entre as maiores vantagens do trabalho home office. Além disso, é possível diminuir – e muito – os gastos de transporte e alimentação que existiriam em casos em que é preciso trabalhar alocado.

O home office é também uma alternativa para aumentar a produtividade dos colaboradores, que não trabalham mais pelo tempo e sim pela produção.

As vantagens do trabalho remoto – Coworking

Além das vantagens citadas acima, o mais interessante de um Coworking é a possibilidade de conhecer pessoas que podem ser potenciais clientes do seu negócio.

Além disso, trabalhar em um lugar propício pode aumentar a produtividade, facilitar a disciplina e aumentar o foco para que as tarefas sejam desempenhadas com mais rapidez e eficiência.

Contudo, é preciso dar o maior crédito ao networking, já que esta é uma atividade importantíssima que pode te ajudar a mudar os rumos da sua carreira para algo muito melhor.

Como trabalhar na modalidade Home Office – em casa ou em um Coworking

Primeiramente, se você já possui um emprego, pode verificar a real necessidade de trabalhar alocado. Se você chegar a um consenso de que não é necessário, converse com o seu empregador sobre a possibilidade de trabalhar home office.

No entanto, se isso não for possível, considere criar um negócio que pode ser mantido via home office e aumente seus ganhos até que essa seja a sua renda principal para que você largue o seu emprego atual.

Trabalhar na internet, por exemplo, seja com vendas ou criação de conteúdo, pode ser bem satisfatório para começar um bom projeto que dá para ser realizado remotamente. 

Comece a migrar para o trabalho remoto criando um negócio

Você pode começar, por exemplo, criando o seu próprio blog e publicando conteúdo de qualidade para construir uma audiência. Para isso, você só vai precisar de um computador com internet.

Em seguida, faça o registro de domínio e contrate um servidor de hospedagem de sites para criar um espaço superinteressante para a sua audiência. 

Neste site você pode colocar anúncios, fazer posts patrocinados e vender produtos por meio de conteúdos e dicas. Todos os produtos que você vende podem te trazer uma boa comissão que, em escala, se sairá melhor do que o seu salário atual.

Criar conteúdo para redes sociais é também altamente recomendado. Ainda assim, procure registrar um domínio e ter o seu próprio site, já que as redes sociais não passam de “terra alugada”, onde não é você quem dita as regras.

Seu trabalho pode ser feito remotamente?

Se você acha que pode desempenhar funções de maneira remota, não deixe de procurar maneiras de adequar esta possibilidade ao seu estilo de vida. Isso pode ser compensador para a sua saúde e seu bolso em longo prazo.

Gostou das nossas dicas? Entendeu melhor o conceito de Home Office e sua relação com o Coworking? Deixe o seu comentário ou dúvida para que nós possamos interagir sobre o assunto!

 

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook