Atualizado em: 17 maio 2010

Como avaliar um imóvel usado

Na hora de comprarmos ou mesmo vendermos um imóvel usado, fica sempre à dúvida em relação ao preço e se foi bem avaliado ou não.

publicidade:

Primeira coisa a fazer é contratar uma Corretora de Imóveis idônea.

Para que não tenhamos dúvida em relação à avaliação, é necessário observar certos aspectos, que vão desde a localização do empreendimento até mesmo o seu estado de conservação.

Outros detalhes, no caso de apartamentos, como área de lazer e quantidade de garagens, também são essenciais para se avaliar adequadamente uma unidade.

Em um mesmo edifício é possível encontrar apartamentos de preços variados, dependendo de sua posição. Andares mais altos são mais caros e se forem voltados para o sol da manhã, também possuem um acréscimo no valor.

A localização é o primeiro item observado na hora de se avaliar um imóvel. Não apenas o bairro onde está localizado se tem infra-estrutura como padarias e escolas , se está de frente para o mar, mas também o posicionamento em relação ao sol e a altura que o apartamento está no edifício.

O acabamento e o estado de conservação do imóvel vêm em segundo lugar. Nesse caso, a idade do imóvel é importante, assim como o acabamento da fachada de um prédio. Imóveis mais conservados causam uma primeira impressão melhor do que se estivessem com a pintura gasta ou algum tipo de vazamento.

Uma recomendação é fazer os serviços básicos de manutenção antes de avaliar ou colocar o imóvel à venda. O comprador hoje é um público muito exigente e pode fazer o preço inicial cair por causa desses pequenos detalhes. O valor gasto na pintura de um apartamento de R$ 160 mil, por exemplo, não chega a 0,5% do preço do imóvel.

O terceiro fator na hora de estabelecer o preço de um imóvel usado são os complementos, como garagens, área de lazer e outros itens, como segurança, que fazem o diferencial na hora da avaliação.

Um imóvel pode valer até 10% a mais se tiver outra vaga de garagem. E até em 20% se possuir uma área de lazer completa, quando comparado com outro imóvel na mesma rua, com as mesmas características, mas que possua um lazer menor.

Quando for verificar o preço para venda ou compra de um imóvel, o interessado também deve pesquisar os valores cobrados pelo metro quadrado na região.

Estes fatores também se aplicam a casas.

Fique de olho nos imóveis da região onde você quer comprar ou vender seu imóvel e faça um ótimo negócio!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook