Atualizado em: 8 março 2013

Stone Temple Pilots: Sucessos, Formação e História da Banda

O Stone Temple Pilots é uma das principais bandas norte americanas do cenário grunge nos anos 90, na qual faziam parte: Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam.
Você Sabia?
ue Stone Temple Pilots é uma banda de rock alternativo estado-unidense consistindo de Scott Weiland, dos irmãos Robert e Dean DeLeo, e Eric Kretz.
stone-temple-pilots

Rock é o termo abrangente que define um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950.

Temos no Hall da Fama do rock mundial uma série de bandas que se destacaram nas principais paradas de sucesso em todo o mundo, mas principalmente se destacaram no coração dos fãs que as seguem de olhos fechados. Bandas nem sempre com um ideal, mas sempre levantando a bandeira do Rock (que por si só já tem o seu próprio ideal) mundo afora.

Esse é o caso da banda Stone Temple Pilots, uma banda de rock alternativo proveniente dos Estados Unidos, iniciada pelo vocalista Scott Weiland em 1992, após dissolver a antiga banda Mighty Joe Young. A banda tinha como integrantes o próprio vocalista Scott Weiland, Robert DeLeo no baixo, Dean DeLeo na guitarra e Erick Kretz na bateria.

publicidade:

Carreira

No início da carreira da banda, eles receberam muitas críticas do público antigo do rock internacional, por fazer um som com características muito próximas das bandas Pearl Jam e Alice In Chains. Mesmo assim, a banda alcançou o prêmio de banda revelação pela emissora internacional MTV, pelo clipe da música Plush, conseguindo assim uma consagração imediata na mídia.

O primeiro CD dos Stone Temple Pilots, intitulado de “Core” vendeu mais de sete milhões de cópias no mundo todo, mostrando mais uma vez a aceitação do público pelo excelente trabalho desenvolvido pela banda, sem comparações ou especulações. Logo após o sucesso do primeiro álbum, os Stone Temple Pilots gravaram um acústico MTV, seguido de perto pelo segundo CD em estúdio da banda, o Tiny Music, Songs From de Vatican Gift Shop.  E foi no lançamento da turnê desse segundo álbum que os problemas graves começaram a aparecer.

O vocalista Scott Weiland teve, segundo a mídia musical da época, sérios problemas com drogas, o que obrigou a banda a cancelar várias apresentações, e frustrando muitos fãs pelo mundo. Esse segundo Cd vendeu aproximadamente dois milhões de cópias, número muito inferior ao do primeiro álbum. E isso foi resultado em parte por rumores na mídia de que os outros integrantes da banda criaram as músicas do álbum, apenas creditando a autoria à Weiland.

O início do fim

Após alguns desentendimentos e problemas pessoais da banda invadindo o palco e os discos, Weiland gravou um disco paralelo, enquanto os outros integrantes chamaram o vocalista Dave Cioutts, do Ten Inch Men, e lançaram um novo grupo chamado Talk Show. Mas em 1999, a pedido da mídia, da produtora e também do público, a banda se reuniu novamente para gravar o álbum N. 4.

Mas o problema com drogas continuou, e Scott Weiland acabou sendo preso por porte de heroína, o que impossibilitou que os trabalhos continuassem como antes, resultando no fim da banda. Após o fim da banda, o vocalista se juntou a outros músicos e amigos (incluindo integrantes dos Guns ‘N Roses como Slash), e formou a banda Velvet Revolver.

Fotos da Banda Stone Temple Pilots

stone-12stone-11stone-10PRZ-004198stone-08stone-07stone-06stone-06stone-05stone-04stone-03stone-02stone-01stone-temple-pilots

Vídeo com Sucessos da banda Stone Temple Pilots

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook