Atualizado em: 8 março 2013

Stone Temple Pilots: Sucessos, Formação e História da Banda

O Stone Temple Pilots é uma das principais bandas norte americanas do cenário grunge nos anos 90, na qual faziam parte: Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam.
Você Sabia?
ue Stone Temple Pilots é uma banda de rock alternativo estado-unidense consistindo de Scott Weiland, dos irmãos Robert e Dean DeLeo, e Eric Kretz.
stone-temple-pilots

Rock é o termo abrangente que define um gênero musical popular que se desenvolveu durante e após a década de 1950.

Temos no Hall da Fama do rock mundial uma série de bandas que se destacaram nas principais paradas de sucesso em todo o mundo, mas principalmente se destacaram no coração dos fãs que as seguem de olhos fechados. Bandas nem sempre com um ideal, mas sempre levantando a bandeira do Rock (que por si só já tem o seu próprio ideal) mundo afora.

Esse é o caso da banda Stone Temple Pilots, uma banda de rock alternativo proveniente dos Estados Unidos, iniciada pelo vocalista Scott Weiland em 1992, após dissolver a antiga banda Mighty Joe Young. A banda tinha como integrantes o próprio vocalista Scott Weiland, Robert DeLeo no baixo, Dean DeLeo na guitarra e Erick Kretz na bateria.

Carreira

No início da carreira da banda, eles receberam muitas críticas do público antigo do rock internacional, por fazer um som com características muito próximas das bandas Pearl Jam e Alice In Chains. Mesmo assim, a banda alcançou o prêmio de banda revelação pela emissora internacional MTV, pelo clipe da música Plush, conseguindo assim uma consagração imediata na mídia.

O primeiro CD dos Stone Temple Pilots, intitulado de “Core” vendeu mais de sete milhões de cópias no mundo todo, mostrando mais uma vez a aceitação do público pelo excelente trabalho desenvolvido pela banda, sem comparações ou especulações. Logo após o sucesso do primeiro álbum, os Stone Temple Pilots gravaram um acústico MTV, seguido de perto pelo segundo CD em estúdio da banda, o Tiny Music, Songs From de Vatican Gift Shop.  E foi no lançamento da turnê desse segundo álbum que os problemas graves começaram a aparecer.

O vocalista Scott Weiland teve, segundo a mídia musical da época, sérios problemas com drogas, o que obrigou a banda a cancelar várias apresentações, e frustrando muitos fãs pelo mundo. Esse segundo Cd vendeu aproximadamente dois milhões de cópias, número muito inferior ao do primeiro álbum. E isso foi resultado em parte por rumores na mídia de que os outros integrantes da banda criaram as músicas do álbum, apenas creditando a autoria à Weiland.

O início do fim

Após alguns desentendimentos e problemas pessoais da banda invadindo o palco e os discos, Weiland gravou um disco paralelo, enquanto os outros integrantes chamaram o vocalista Dave Cioutts, do Ten Inch Men, e lançaram um novo grupo chamado Talk Show. Mas em 1999, a pedido da mídia, da produtora e também do público, a banda se reuniu novamente para gravar o álbum N. 4.

Mas o problema com drogas continuou, e Scott Weiland acabou sendo preso por porte de heroína, o que impossibilitou que os trabalhos continuassem como antes, resultando no fim da banda. Após o fim da banda, o vocalista se juntou a outros músicos e amigos (incluindo integrantes dos Guns ‘N Roses como Slash), e formou a banda Velvet Revolver.

Fotos da Banda Stone Temple Pilots

Vídeo com Sucessos da banda Stone Temple Pilots

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook