Atualizado em: 27 junho 2013

Ritmos musicais mais populares no Brasil

O nosso país é muito rico em ritmos musicais, que aqui se originaram se com o futebol, é uma das expressões mais conhecidas do Brasil no exterior
Você Sabia?
Que foi no final dos anos 70, que surgiram vários cantores com este novo estilo musical denominado "Brega", trazendo uma certa influência, do Rock'n'Roll.
SAMBAS

Cada região tem um ritmo musical

O Brasil certamente é um grande absurdo de tantos ritmos musicais, e podemos citar isto com os versos bastante divertidos e irônicos feitos pelo compositor baiano Caetano Veloso, este que elogia consideravelmente a musicalidade existente da cultura brasileira, veja o trecho “O Brasil é um absurdo/ Pode ser um absurdo/ Até aí tudo bem/ Nada mal/ O Brasil é um absurdo/ Mas ele não é surdo/ O Brasil tem um ouvido musical/ Que não é normal…”

Ritmos Especiais

O Frevo

publicidade:

Vale a pena transcrever as definições que os musicalistas dizem sobre o ritmo, este que é considerado como um grande alucinação do carnaval pernambucano. Se trata de uma marcha de ritmo, algo que é violento e frenético, onde as multidões de ondulam fervendo.

A coreografia é algo improvisado e praticamente acrobático, executada com roupas coloridas e ainda sombrinhas. É importante4 salientar ainda que a partir da década de 70 foi que o Frevo ganhou todo o espaço também no carnaval baiano, onde Caetano Veloso e Gilberto Gil compuseram diversos frevos que eram executados nos trios elétricos.

O Maracatu

Vem de uma origem tanto negra, como também religiosa. Onde diversos grupos de negros acompanhavam os reis do Congo que eram eleitos pelos escravos, estes que eram coroados nas igrejas e faziam batuques em homenagem as padroeiras ou a Nossa Senhora do Rosário.

Nas festividades de maracatu vão na frente da apresentação rei e rainha, além de príncipes, embaixadores, dançarinas e indígenas. Não existe um enredo, simplesmente o que existe é um desfile ao ritmo dos tambores, em uma música contagiante que surgiu em Pernambuco.

O Samba

Foi no ano de 1917 o oficial nascimento do samba. Este que é um típico samba carioca, e que mistura o maxixe com diversas frases rítmicas do folclores baiano, dominando assim as festas populares de rua através do carnaval, popular hoje no mundo inteiro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook