Atualizado em: 26 abril 2011

As Operas mais Famosas

Tudo sobre como surgiu a Ópera. Com muitos seguidores, a ópera revela grandes talentos e apresenta excelentes obras. Confira uma lista das óperas mais famosas.

A música é sempre muito bem apreciada. Seja lá qual for o estilo da canção, sempre existirão pessoas para ouvi-la e adoradores da melodia. A população no geral se divide em diversas maneiras, seja pelo gosto musical ou por outros motivos. Nos tempos de hoje, as pessoas estão mais abertas aos estilos musicais, sem taxativos ou títulos para todos. Hoje em dia, muitos conseguem curtir diversos estilos de música, sem haver descriminação da mesma. É visto que dentre todos os estilos musicais existentes, o que possui a menor quantidade de admiradores é a ópera. Muitos não sabem aprecia-la adequadamente ou simplesmente possuem um gosto por músicas mais agitadas e com outros tipos de melodia. Existem muitas operas famosas, com cantores extraordinários. Muitos possuem dificuldade de achar operas famosas, portanto esse artigo irá mostrar a história da ópera e realizar uma lista com as operas famosas, as que são mais apreciadas e tocadas pelo mundo.

Origem

A palavra ópera vem da Itália e significa “Obra musical”. É um estilo de música mais teatral, no qual a atuação no palco é harmoniosamente combinada pelo canto, além de ser acompanhada normalmente por uma orquestra ou por muitos instrumentos musicais. Existem teatros específicos para que tais apresentações sejam feitas. A ópera é resultado de uma tradição da música europeia e do Ocidente. Existem muitos cantores de ópera como Pavarotti, Andrea Bocelli, entre outros.

Características

Esse estilo musical surgiu no século XVII e são apresentadas em latim ou italiano na sua maioria. Normalmente, as óperas remontam tragédias que aconteceram na Grécia e cantos italianos. Com o passar dos séculos, a ópera foi se espalhando por toda a Europa e passou a ser apreciada por todas as camadas sociais. Todas as óperas costumam seguir uma programação padrão. Na sua abertura é tocada uma música pela orquestra. Depois vem a parte recitada, parte em que atores dialogam e enquanto isso, os personagens secundários participam do coro. As óperas se assemelham muito a músicas eruditas. Se você se interessou, poderá ouvir através da internet por rádio, ou então comprar álbuns de óperas, que mesmo sendo encenadas, também possuem sua produção para apenas ouvir.

Óperas mais famosas

  • Carmen de Bizet
  • Aída de Verdi
  • Guilherme Tell de Rossini
  • Flauta Mágica de Mozart
  • La Gioconda, de Amilcare Ponchielli
  • O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini
  • Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook