Atualizado em: 24 abril 2013

Música Erudita - Exemplos e Características

Conheça mais sobre a música erudita com seus exemplos, e caracteristicas que é classificada com uma das melhores de todos os tempos.
Você Sabia?
O Piano mais caro do mundo é o Kuhn-Bosendorfer que custa mais de 3 milhões de dolares com pedras de cristais.
Musica Erudita

A Música Erudita é bem seleta com harmonias e notas que mexem com você! (Reprodução)

As musicas eruditas brasileiras são bem conhecidas. Nasceram da fusão das praticas musicais populares e/ou folclóricas.

Teve seu inicio no século XVI com as composições de Padre José Mauricio Nunes Garcia que teve sua principal influencia a música europeia. Ela ganhou bastante destaque nas vozes de Heitor Villa Lobos, Claudio Santoro, Camargo Guarnieri e muitos outros.

publicidade:

Exemplos e Características

Atualmente, contamos com a produção de música erudita brasileira (também conhecida por MEB)em compositores e representantes como Osvaldo Lacerda, Gabriel de Paula Machado, Ronaldo Miranda e Jose Penalva, fora os maestros John Neschling e Alceo Bocchino.
Um dos fatores cruciais fora o classicismo. Isso porque com a chegada da família portuguesa em nossas terras, novas informações sofram somadas a nossa cultura. E fora neste cenário que o compositor brasileiro Jose Mauricio Nunes Garcia começou.

Fora também um dos fundadores da Irmandade de Santa Cecília na cidade do Rio de Janeiro. Como era padre, o mesmo era um excelente professor e tinha muitos alunos. O romantismo fora outra característica para sua criação. Com a canção bel canto no topo na Europa, esse estilo também se traduziu nos gostos brasileiros.

Atualmente, a mesma é tendência mundial e está sendo experimentada com uma mescla incrível de musicas. Um dos experimentos mais notáveis fora a introdução da música eletrônica dentro da música erudita. Para ouvir, procure as mídias: Padre José Mauricio- Moteto Domine Jesu; Carlos Gomes- alvorada para orquestra; Glauco Velásquez- Alma minha gentil.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook