Atualizado em: 22 maio 2013

Música Celta Instrumental

Os instrumentos usados hoje para a execução da música celta são todos modernos, entretanto, existiram instrumentos antigos como a flauta celta
Você Sabia?
Que a música celta refere-se aos estilos populares da Irlanda, Escócia, Galiza, País de Gales e Bretanha, que usavam as formas tradicionais de danças e os improvisos dos trovadores.
Dudeldrum2-e1365350517166

Somente a partir dos anos 1960, com o Movimento Nacional Irlandês, o universo “celta” popularizou-se nos Estados Unidos

O termo que chamamos de música celta se refere a alguns estilos populares de músicas existentes na Irlanda, Escócia, Galiza, País de Gales e Bretanha, onde eram utilizadas formas bastante tradicionais de danças bem como improvisos de trovadores.

A música celta tem uma característica diferenciada pelo seu ritmo bastante vigoroso das danças bem como uma utilização de flautas, rabecas, e gaita, assim como a utilização de línguas locais diferenciadas nas letras das músicas.

publicidade:

Inicio da Música Celta

Este estilo começou a ter uma repercussão apenas a partir dos anos 60 com o que chamamos de Movimento Nacional Irlandês, o universo “musica celta” o que se popularizou nos Estados Unidos e também marcou um cenário pop das décadas de 60, 70 e 80. Foi então que nas paradas mundiais começou uma grande explosão destes ritmos principalmente com o New Age como por exemplo a cantora Enya.

Música Celta e a Música Medieval

Várias pessoas costumam fazer toda a relação de música celta com medieval, e associa a idade média, mas na verdade este ritmo é considerado muito mais animado e também energético do que a música medieval, e com tempos considerados mais rápidos bem como as cascatas de notas é possível se ter uma diferenciação.

É a mais pura fantasia para quem curte ficção medieval a associação da música celta com música medieval mesmo que seja um resultado interessante neste sentido.

Bandas de Música Celta

Keltoi – Grupo de música Celta de Curitiba

Gaiteiros de Lume – Músicas celtas das regiões da Escócia, Irlanda, Bretanha, Galícia, Escandinávia.

Lunan – Música Celta e Medieval.

BraveHeart – The Celtic Quest, esta é uma dupla que realiza uma releitura de músicas de origem celta, em tudo o que há de melhor no exterior.
Outra banda de grande destaque é a Terra Celta, que toca músicas com melodias celtas tradicionais, misturada com mpb e rock.

Vídeo de Musica Celta Instrumental

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook