Atualizado em: 5 maio 2011

Instrumentos Musicais de Pagode

O pagode é um dos gêneros musicais mais popular que possuímos e muita gente curte um bom pagode. Se você é uma destas pessoas, aqui vocês poderão conhecer alguns dos instrumentos.
Instrumentos de Pagode Os grupos de pagode vêm tendo uma repercussão e uma aceitação muito maior com o passar dos anos e vêm ganhando fãs por todos os lugares que passam. Suas músicas são contagiantes e os instrumentos usados criam um som e um ritmo envolvente que faz com que as letras fiquem gravadas nas nossas cabeças e que as pessoas queiram ouvir mais.

O Pagode tem origens ligadas ao samba e ao partido alto e não pode ser considerado exatamente como um gênero musical, pois é apenas um nome dado por sambistas para designar suas festas, onde tem muita alegria, samba e coisas boas.

Então se você está pensando em formar um grupo de pagode para animar a todos que estão perto de você com músicas muito legais, ou apenas para passar o tempo de vez em quando, abaixo nós vamos colocar todos os instrumentos músicais que podem ter e que são precisos em um grupo de pagode.

Instrumentos

  • Cavaquinho é um dos menores instrumentos de cordas que existem e um dos mais populares também.

Ele possui 4 cordas e possui também muitas afinações que podem ir variando.

  • Banjo também é um instrumento de corda usado nos grupo de pagode, possui uma forma redonda, com o braço fino e cordas de metal. Também possui 4 cordas como o cavaquinho, porém pode haver banjos com afinações diferentes (com 6 cordas).
  • Tantã é um instrumento de percussão que se assemelha a um tambor e possui um som grave e forte. Ele é considerado um instrumento de marcação nos grupos de pagode.
  • Repique-de-mão é outro instrumento de percussão que possui formato cilíndrico. Ele possui um som que dá um ar especial as músicas e faz com que as batidas fiquem melhores.
  • Pandeiro também é um instrumento de percussão e usado nas rodas de samba. Ele possui um formato redondo e que possui platinelas ou soalhas de metal ao seu redor.
  • Violão é um instrumento de corda, com um corpo oco e confeccionado com madeira. Tem 6 cordas e um som muito agradável e faz com que as melodias fiquem mais suaves e bonitas.

Instrumentos de Pagode Além desses instrumentos existem outros como a cuíca, reco-reco, tamborim e surdo, que podem ser usados nos grupos de pagode.

Agora que você já está por dentro dos instrumentos que você precisará é só reunir a sua turma, dar um nome para o grupo, arranjar os instrumentos e começar a tocar e se divertir muito.

Quem sabe daqui a um tempo você não fica famoso e cria suas próprias músicas, que poderão ser tocadas nas rádios de todo o Brasil!

Se isso acontecer não deixe de avisar a nossa equipe aqui do Sempre Tops!

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook