Atualizado em: 29 maio 2012

Ícones do Rock

Entenda como esses artistas mudaram a história da música e marcaram a vida de inúmeros fãs, ao longo de toda essa jornada! Conheça mais sobre os ícones do Rock!
Você Sabia?
Atualmente quando falamos de Rock podemos nos referir a vários estilos musicais, que na verdade são ramificações geradas a partir de um estilo primário criado pelos precursores que surgiram nos anos 40 e 50. Estes foram responsáveis pelo começo de um grande fenômeno que surgiu em uma época de tensões raciais.

Loucos, Talentosos e excêntricos, Os Ícones do Rock and Roll mundial estão marcados na história deste movimento. (Divulgação)

Realmente um dos estilos mais ouvidos e considerados com um estilo de vida, grande parte disso vem sob a influencia dos grandes ícones do Rock, que desde os anos 40 onde o rock and roll movimenta o universo cultural, inspirando fortemente novas tendências musicais e estimulando um comportamento da nossa sociedade.

Com suas letras em forma de protesto, esses músicos chocavam parte da sociedade e ao mesmo tempo encantavam os jovens, que sonhavam com uma liberdade aparentemente ilusória para época em que viviam. Rapidamente o rock originou uma explosão de sucessos para muitos artistas, que começaram a influenciar a moda, a atitude e a linguagem dos seus fãs pelo mundo.

publicidade:

Primeiros Ídolos

Cada ícone foi importante e responsável pela construção dessa revolução cultural. Frank Sinatra foi um dos primeiros ídolos do rock and roll, devido a sua boa aparência e apelo sexual encantou o público feminino da mesma forma que Elvis Presley fez posteriormente. Mas pensar que somente os homens fizeram sucesso nesse cenário é utopia. Janis Joplin foi a rainha do Rock nos anos 60 juntamente com outros jovens americanos que estavam dispostos a viver a frase “sexo, drogas e rock and roll” ao pé da letra. Assim como Jimi Hendrix, considerado o maior guitarrista de todo os tempos. Era uma época importante para o Rock nos EUA. Os melhores cantores e instrumentistas estavam no auge da sua carreira e ao mesmo tempo se afundavam em vícios que atrapalhavam seus trabalhos mas não impediam de continuar sendo idolatrados.

Enquanto isso surgia na Inglaterra um grupo de garotos criativos preparando uma resposta para competir com esse sucesso americano. Conhecido como os garotos do corte de cabelo parecido, os Beatles provocaram um impacto global e conquistaram fãs pelo mundo inteiro com suas letras e atitudes inovadoras além de melodia criativas e ousadas. Podemos dizer que a Inglaterra foi o segundo berço dos maiores ícones do Rock. Já que além dos Beatles nomes como Rolling Stone, Yardbirds e Animals estavam nas bocas do mundo inteiro.

Ramificações e novos ícones

Muitos consideram que o intervalo de 1963 a 1974 foi a era do ouro do Rock and Roll. A partir dos anos 80 foram criadas inúmera ramificações do Rock, como: Folk Rock ,Rock Progressivo, Hard Rock, Heavy Metal , Punk Rock, Grunge e outros. Estes estilos deram espaço para a diversidade levantando pelo mundo grandes nomes como Bob Dylan, Neil Young, Pink Floyd, Led Zeppelin, Depp Purple, The Doors, Back Sabbath , The Clash, Sex Pistools e outros que até hoje fazem a cabeça de jovens e adultos que foram marcados por seus sucessos. E o Brasil não ficou para trás se tratando de rock and roll, pois enquanto o mundo se encantava pelos americanos e britânicos, bandas como Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Barão Vermelho e Engenheiros do Hawaii, faziam a cabeça de muitos brasileiros . Estas por sua vez foram fortemente influenciadas pelo pai do nosso rock nacional: Raul Seixas. Muitos fãs até hoje se vestem como o cantor e citam suas frases pelo mundo como forma de homenagem e tentando imortalizar suas canções.

Rock ao redor do Planeta

Podemos dizer que o rock internacional e o nacional passaram por grandes transformações e hoje é formado por diversas ramificações. As definições ficam cada vez mais difíceis, levando em conta que o Rock, mais que qualquer outro estilo musical, passa por mudanças freqüentes ao ser mesclado com outros gêneros . Por isso a partir dos anos 90 foram surgindo cada vez mais ícones com talentos e comportamentos bem diferentes um dos outros, separando muitos fãs por grupos e aumentando a diversidade musical. Para o mundo isso faz das grandes personalidades do Rock, pessoais imortais. Pois mesmo que grande parte desses ídolos primordiais tenham morrido vítimas de overdose, todos eles tiveram seu papel importante, mudando a história da música, das pessoas e revolucionando a sociedade com suas atitudes e canções. Pois para os fãs o que importa é a grande diferença e contribuição que estes artistas fizeram para a música. E isso jamais poderá ser esquecido já que suas obras são eternas.

Fotos de alguns dos ícones do Rock

The BeatlesRolling StonesOzzy OsbourneJim MorrisonJimi HendrixElvis PresleyLoucos, Talentosos e excêntricos, Os Ícones do Rock and Roll mundial estão marcados na história deste movimento. (Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook