Atualizado em: 13 abril 2010

Como tocar guitarra passo a passo

Há quem nasça com o dom, mas existem aqueles que não, e  nem por isso desistem de aprender a arte de tocar um instrumento. Com isso, é preciso derrubar o tabu de que já se nascer sabendo. Todos podem aprender a tocar um instrumento, principalmente uma guitarra, que não é considerado complicado se aprender.

Para facilitar a vida dos interessados, especialistas dão dicas preciosas de como os iniciantes podem aprender a tirar um bom som das cordas de uma guitarra. São dicas importantes para se vencer algumas etapas iniciais e partir direto para o que interessa: tocar. Algumas dicas parecem óbvias. Mas lembre-se- vindas de especialistas, devem ser levadas a sério e seguidas.

A história da guitarra é tão simples quanto aprender a tocar. Conta-se que a origem da elétrica vem da união de vários acontecimentos simultâneos, que se realizaram em diversos lugares do mundo. Foram fatos que, apesar mesmo sem ligação, colaboraram com a criação e evolução da guitarra.

Antes de colocar a mão nas cordas de uma guitarra, é bom se familiarizar com as teorias que abordam sobre o instrumento. Existem muitos sites na internet que não só contam a história da guitarra como também explicam qual o melhor modo de aprender.

Em seguida, só estude com materiais didáticos em mãos. Se não é autodidata, é melhor confiar nos materiais de estudo, seguir os conselhos de quem entende, ter disciplina para estudar e entender os mecanismos do instrumento bem como sempre associar toda a teoria aprendida com a prática.

Com a sua guitarra em mãos e teoria na mente, facilmente se aprenderá a tocar uma guitarra, tirando dela o melhor som. Assim como fazem os grandes nomes do rock, dentre os mais conhecidos brasileiros está o Edgard Scandurra, ex-integrante da banda Ira.

Aprender a tocar guitarra, assim como tudo na vida, requer disciplina. Seja atento. Ao adquirir a guitarra que vai tocar, veja se o modelo está dentro do que deseja, do estilo musical que gosta de tocar. Há delas de vários preços no mercado, de todos os estilos.

Compre vários tipos de palhetas e observe qual a que mais se adequa ao estilo de tocar. Elas geralmente dependem do estilo do som que se vai tocar. Atento as estas orientações, no mais, é só seguir as dicas abaixo e soltar as cordas da guitarra.

1 – Os amplificadores seguem a mesma regra do instrumento no que refere a estilo, procure o que dá um timbre que mais lhe agrada, tentando aliar preço x qualidade.
2– Pesquise na internet diversos sites com dicas para guitarristas iniciantes, ensinando como aplicar cada técnica etc. Há uma infinidade de músicas e escalas. O que achar interessante adicione em favoritos e vez ou outra volte para ler e estudar.
3– Comece pelas músicas mais fáceis, na Internet você encontra um interminável número de tablatura e cifras, escolha sempre as músicas que gostaria para tocar, será um incentivo a mais e você já a tem na cabeça.
4– Treine diariamente, se não tiver muito tempo, que seja pelo menos 30 minutos por dia. O trabalho rende mais se for periódico do que esporádico. Mais vale treinar 10 minutos por dia do que 2 horas só no fim de semana por exemplo. Um truque é deixar o instrumento próximo. Você não irá notar inicialmente. Porém futuramente você verá o quanto evoluiu. O importante é fazer disso um hábito.
5 Veja vídeo no YouTube ensinando a tocar guitarra, existem vários, desde o nível iniciante até o mais avançado. Pode fazer uso de DVDs com professores ensinado tocar.
6 Comece sempre pelas coisas mais simples, mais fáceis e vá passando aos poucos para técnicas mais complexas. Treine técnicas diferenciadas e tente aprender coisas novas todos os dias.
7 Um professor particular pode ajudar, mas isso ajudará pouco se você não se interessar. Troque informações com pessoas que também tocam, seja mais experientes ou não que você, em fóruns, e até em pequenos shows, não tenha vergonha de perguntar como se faz.
8 Por último, a mais importante dica é a persistência. Nunca desanime, pois ninguém começa sabendo a fazer alguma coisa da noite para o dia. No começo tudo será muito difícil, os dedos irão doer, o som não sairá nítido, os ritmos serão difíceis de aprender etc. Treine sempre e seja fiel ao instrumento que um dia ele lhe vai retribuir com uma linda melodia.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook