Axé Music 2010

O estilo musical Axé Music, nasceu na Bahia, tendo como seus grandes precursores os cantores Luiz Caldas e Sarajane. Enquanto Caldas lançava a música “Merengue”, Sara caminhava para o “Vamos abrir a roda”, que bombou nas paradas de sucesso e como conseqüência, fez nascero que hoje conhecemos como Axé Music.

Anos depois, vieram outros expressivos nomes do estilo musical como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Márcia Freire (primeira vocalista da banda Cheiro de Amor), Aline Rosa, Tatau do Araketu, Margareth Menezes, entre outros.

Dando uns passos mais para trás da história, conta-se que o embrião do gênero musical começou na década de 50, quando Dodô e Osmar começam a tirar som do trevo através de poderosas guitarras elétricas. Nascia o trio elétrico. O berço de ninar do Axé Music. Paralelamente ao movimento dos trios, aconteceu o da proliferação dos blocos-afros como Filhos de Ghandi, Ylê Aye, etc.

Com esse breve histórico, se quer mostrar que é no carnaval que o Axé Musci se mostra e se vende com um ritmo que veio para ficar. No Carnaval 2010, pode-se dizer que surgiu um nove estilo axé. A música Rebolation, canção do Carnaval 2010, pode ser considerada o estilo mais versátil da musicalidade do Axé 2010.

O rebolation saiu das ruas de Salvador e ganhou todos os estados brasileiros. Uma prova de que a semente plantada na década de 50, por Dodo e Osmar, tem a cada ano, em cada carnaval, dado bons frutos.