Atualizado em: 12 abril 2013

Como instalar freio ABS em Motos

O ABS foi criado para impedir a perda de controle, causada pelos freios travados, proporcionando muita segurança a você.
Você Sabia?
Que o serviço de moto-táxi no Brasil surgiu na cidade de Crateús, no estado do Ceará, no final de 1995, mas, segundo alguns estudiosos, já existia na Alemanha.
abs_motos

Existem muitas motos que perdem por não ter o ABS, como a atual

Há muitos anos, quando ouvimos falar de freios ABS para motos, pensávamos em modelos grandes e caras BMW. Aos poucos houve então uma modernização deste sistema, e teve como principal evolução a redução de peso e medidas. Estes grandes módulos, os seus reservatórios extras e válvulas compensatórias deram lugar a um único dispositivo.

Este que poderia ser compacto e que recebe ordem dos sensores das rodas sem precisar de mais linhas extras. A grande vantagem está em o freio ABS ser sensível. Apesar disto nunca muitas vezes esta tecnologia não era testada até o seu limite o que acarretaria em uma série de quedas. Em pistas de testes, com equipamentos e principalmente uma moto provida de rodas laterais de segurança, o freio teria ido aos limites com e sem ABS.

Como funciona o ABS

O ABS lê a rotação através de sensores nas rodas, mandando informações para o módulo de processamento eletrônico do ABS, este que fica no meio caminho entre a bomba e a pinça. A partir do momento que houve uma desaceleração muito brusca, o módulo se encarrega de mandar a pressão de fluido apenas o suficiente para reduzir a velocidade mas não para travar a roda independente da força que seria aplicado.
Estas válvulas de compensação serviriam para armazenar por frações de segundo aquela proporção de fluido que faz toda a diferença entre o travar ou não a roda. É o retorno deste fluido ao sistema hidráulico que dá uma sensação de pulsos.

Com a grande evolução da eletrônica que cria chips cada vez menores, e ainda processadores mais velozes, se tornou possível acelerar a velocidade de reação do módulo a um ponto de nem mesmo precisar mais das válvulas de compensação. O que antes dependeria da determinada pressão dentro da linha de freio, atualmente é 100% eletrônico.

Informação

Antes de utilizar o freio nos limites é importante saber que o sistema não interfere no visual e é excelente para motos, este módulo poderá ser instalado sem problema algum atrás das aletas que direcionam o ar para os cilindros, trazendo assim muito mais proteção e segurança para você.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook