Atualizado em: 28 março 2013

Diferenças de cortes de Blazer

Fique ligado e descubra a diferença entre o paleto e o blazer, e assim aprenda como utilizar essas peças de maneira diferente e bem estilosa como a forma tradicional.
Você Sabia?
A Rainha Vitória em 1837 pediu uniformes para que novos uniformes para os marinheiros fossem feitos, portanto, os paletós ganharam botões dourados no punho.
Blazer x Paleto 01

Bem mais esportivo, as Diferenças de cortes de Blazer são bem atraentes e cheias de estilo. (Reprodução)

O blazer é uma peça coringa no guarda-roupa masculino, sua versatilidade e elegância permite que seu uso seja feito em diversas ocasiões.

A peça surgiu em meados do século 19, como traje obrigatório da marinha inglesa, com botões dourados nos punhos de um paletó azul marinho. Hoje, a maioria dos homens elegantes tem pelo menos dois blazers no guarda-roupa, um social e outro para ocasiões mais informais, e ainda há as variações de tecido que vão de acordo com a estação do ano, aumentando as opções.

publicidade:

Diferenças Entre Blazer x Paletó

Alguns ainda confundem essas duas peças masculinas, tão usadas, pois seu uso é parecido, mas as pequenas sutilezas da alfaiataria as fazem duas peças diferentes.

O blazer tem um corte mais esportivo, na maioria das vezes, e por isso pode ser utilizado com roupas mais informais, como camisetas, é o tipo de complemento perfeito para trajes do tipo esporte fino. O paletó, além de possuir um corte mais sério, faz parte da combinação de terno, e é vendido junto com a calça.

Blazer x Paleto

Diferenças de Corte

Nas peças de alfaiataria o corte e o caimento são as principais observações que merecem atenção, conhecer o corpo de quem vai usar a peça e conhecer, claro, a peça em questão faz a diferença na hora de encontrar o blazer perfeito.

Os cortes mais comuns são o americano, o italiano e inglês. No blazer americano não há realce da cintura e o casado é todo slim, sem enchimentos, é um dos mais utilizados. Os ingleses, por sua vez, tem mais estrutura, uma lapela mais larga e ombros marcados. O modelo italiano tem comprimento maior, até o quadril, corte estreito no comprimento e ombros largos e marcados.

A variedade de estrutura, mais ou menos estruturados, define a jovialidade da peça, que varia de acordo com o tecido, tamanho da lapela e marcação da cintura e ombros. Os botões também o definem, sendo os mais modernos fechados, normalmente, com dois botões, e os clássicos com fechamento triplo. A peça segue se adequando as preferências do mercado sem deixar de ser um clássico.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook