Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Conheça os verdadeiros vilões da poluição ambiental

A fumaça que é emitida com substâncias poluentes vem de diversos lugares, sendo eles carros, indústrias, entre outros, os chamados verdadeiros e principais vilões da poluição ambiental.
Você Sabia?
Os carros são os maiores vilões da poluição ambiental devido a grande parte o trânsito que se forma por causa do grande número. Quanto mais devagar o carro andar, mais poluentes ele irá emitir e mais poluído o ar será.
Vilões da poluição ambiental

A fumaça que é emitida com substâncias poluentes vem de diversos lugares, sendo eles os vilões da poluição ambiental. (Foto: Divulgação)

Ao sair nas ruas e dar de cara com toda aquela poluição, nos perguntamos quem serão os verdadeiros vilões da poluição ambiental, que liberam constantemente gases tóxicos e outros poluentes que acaba debilitando a nossa saúde.

É fato que em cada 100 metros, damos de cara com indústrias e milhares de veículos que emitem as tais substâncias poluentes, mas quem serão os que mais poluem? A cada ano que passa, o número de carros aumenta significativamente. É como se todas as pessoas não aguentassem mais o transporte público, mas será que vale a pena a troca?

publicidade:

Quase todo o volume de gases nocivos liberados na cidade vem do trânsito, por isso, a maior poluição da cidade se concentra nas ruas asfaltadas e com maior concentração de gente, aumentando consequentemente a concentração de carros.

Dentre todos os vilões, alguns se destacam em maior quantidade e em prejuízos para a saúde. Por isso, vamos conhecer os principais e como isso vem afetando a população por um bom tempo.

Os verdadeiros e principais vilões da poluição ambiental

Veículos de passeio (58,1%)

Veículos de passeioAtualmente, o número de carros circulantes chega a 3,5 milhões e por isso tem sido o grande responsável pela poluição do meio ambiente. Mas, não pensem que apenas nos dias de hoje que as coisas eram assim. Em 1986, a situação conseguiu ser ainda pior, e todas as montadoras foram obrigadas a instalar catalisadores e filtros nos automóveis. O excesso de carro também causa trânsito, o que contribui ainda mais para a poluição ambiental.
 
 


Motocicletas (18%)

MotocicletasUm dos grandes problemas de poluição é a quantidade de motoboys que existem no país e a quantidade de motocicletas com motores desregulados que insistem em rodar por aí e liberar suas substâncias poluentes. A manutenção das motos acaba ficando em segundo plano.
 
 
 
 


Caminhões e Ônibus a diesel (16,4%)

Caminhões e ÔnibusO grande problema desses veículos grandalhões, é que eles além de possuir grande quantidade de substâncias poluentes, eles também circulam quase sempre em baixa velocidade, o que aumenta a emissão de fumaça poluente. Por isso, em muitas vias há a restrição da passagem desses veículos maiores, evitando assim uma emissão menor em certos lugares das cidades.
 
 


Postos de combustíveis (4,2%)

Posto de combustívelMuitas pessoas não possuem o conhecimento, mas o simples fato de encher o tanque também contribui para a piora do ar. Isso acontece devido a reação do combustível evaporado com a luz solar e outros componentes, sendo responsável por exemplo, pelo surgimento do ozônio, um dos principais poluentes.
 
 
 


Indústrias (3%)

IndústriasAs indústrias são sempre as mais culpadas pela emissão de poluentes desde épocas passadas, mas não condiz completamente com a verdade, embora elas contribuam para a poluição. Com o passar do tempo, essa emissão foi sendo mais controlada, embora muitas indústrias ainda façam parte do hall das que emitem monóxido de carbono e outras substâncias nocivas.
 
 


Táxis (0,3%)

TáxisCom a grande quantidade de frotas de táxis espalhados pelo Brasil, esses veículos também possuem sua parcela de culpa na poluição. Eles contribuem para o aumento da poluição devido a grande rotatividade. Em vista disso, algumas medidas como a autorização para que os taxistas rodem por corredores de ônibus ameniza o impacto desses veículos na poluição atmosférica.

 

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook