Atualizado em: 21 março 2013

Tremores de terra no Brasil: Frequência e Magnitude

Conheça um pouco da Freqüência, e algumas causas dos misterios que envolvem os terremotos no Brasil. Veja ainda algumas consequências desse fenômeno que tem um poder de destruição enorme.
Você Sabia?
O Maior tremor que já aconteceu na história foi em 1960 no Chile, quando um tremo com 9.5 de magnitude atingiu o epicentro da cidade de Valdivia, matando 2 mil pessoas.
Em um dos indices, aponta um dos Tremores de terra no Brasil, mais expecificado em Mato Grosso em 2011. (Reprodução)

Em um dos indices, aponta um dos Tremores de terra no Brasil, mais expecificado em Mato Grosso em 2011. (Reprodução)

O Brasil certamente é um país que conta com uma natureza um tanto privilegiada, repleta de riquezas e ainda dotada de beleza exuberante.

Somos pessoas bastante privilegiadas quanto também a diversidade biológica que existe em todo o nosso território. Temos a sorte de viver em um país onde não acontecem terremotos catastróficos como o que aconteceu em 2010 no Haiti, que contou com uma magnitude de número 7 e matou mais de 300 mil pessoas, e também no Chile que teve uma magnitude de 8,8 matando mais de 800 pessoas.

publicidade:

Engano de Muitos

Se engana certamente quem pensa que no Brasil não existem tremores de terra. Estes tremores acontecem com bastante frequência porém são de baixa intensidade e por isso são praticamente imperceptíveis as sensibilidades humanas.

Para que se possam captar os tremores de terra os geofísicos se utilizam de aparelhos especiais que são os chamados sismógrafos que podem registrar os tremores e medem a sua intensidade. Para que se possa medir a intensidade dos tremores de terra se utiliza da Escala Richter que vai em valores de 1 a 9.

Diversos pesquisadores já puderam perceber que na região central do Brasil acontecem cerca de 30 tremores de baixa intensidade anualmente, e com magnitude inferior a 2 acontecem em torno de 10 vezes por dia e duram apenas 3 segundos. Aqui no Brasil isto não ocorre pois fica em uma região penissísmica, o que impossibilita terremotos catastróficos e tsunamis, diferente do Japão e México, que ficam localizados em regiões de grande atividade e já registraram tremores acima de 7 pontos.

Causas Principais

A causa principal dos tremores no Brasil é o movimento das placas tectônicas onde o Brasil se localiza. Os movimentos que acontecem a todo o momento resultam da separação entre as placas que formam o continente americano e o africano.

A fricção entre as placas é que provocam grande parte dos tremores, a crosta apresenta movimentos imperceptíveis e ora de grande impacto, causando perdas de vidas e materiais quando acontecem em regiões habitadas. O grande desafio dos estudiosos é conseguir prever evitando assim seus danos, o que ainda não foi desenvolvida uma tecnologia para esta finalidade.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook