Atualizado em: 13 novembro 2013

Tipos de Nuvens: Conheça todos os tipos de nuvens

Aprenda como reconhecer os tipos de nuvens e entenda o que cada uma delas tem a dizer sobre as possíveis
Você Sabia?
Que as nuvens formam-se a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera.
download (4)

Atualmente, a computação em nuvem é dividida em sete tipos

Nuvens não são todas iguais, elas possuem formas e efeitos diferente. Através da observação das nuvens, podemos identifica-las e saber que tipo de evento meteorológico está por vir.

Tipos de Nuvens

Cumulus

publicidade:

Essas são nuvens isoladas, de base levemente horizontal. Ela é um dos tipos de nuvens que se encontram no estágio baixo, a 2 quilômetros da superfície terrestre, assim como a congestus, cumulonimbus, stratocumulus e stratus. Tem contornos bem definidos, cor branca e normalmente provoca pancadas de chuvas formadas de gotículas de água, mas também pode conter gelo no topo.

Congestus

Bordas protuberantes no topo, são altas, ou seja, são maiores na vertical do que na horizontal e indicam instabilidade e um possível ciclone em altitude.

Cumulonimbus

São nuvens bem altas, com forma de montanha e são muito grandes, podendo ser vistas de longe. Costumam ter forma de bigorna no topo, ser mais escura e trazer chuvas com grandes gotas de água e granizo. Associada a tempestades com raios e trovões.

Stratus

Cinzenta, provoca chuviscos e neblina. Tem base uniforme e costuma encobrir o sol ou a lua.

Nimbostratus

As nimbostratus, altostratus e altocumulus são nuvens em estágio médio, entre 2 e 8 quilômetros de altitude. A nimbostratus é uma nuvem escura com extensão grande, base difusa, tem em sua formação gotas de chuva, flocos de gelo ou cristais de gelo.

Altostratus

São nuvens semelhantes a um lençol cinzento, pode ser azulada ou branca, com partes finas que possibilitam ver o sol. Formada por gotas de chuvas ou cristais de gelo.

Altocumulus

Nuvens cinzentas ou brancas com forma de rolos. Você pode ver o céu claro por entre essas nuvens e elas são comumente formadas por gotas de chuvas apenas.

Cirrus

Cirrus, cirrocumulus e cirrostratus são os tipos de nuvens em estágio alto, de 6 a 18 quilômetros de altitude. A cirrus é uma nuvem brilhosa, com aparência sedosa, isoladas e formadas por cristais de gelo.

 

Cirrostratus

Nuvens que se assemelham a um véu transparente, dando ao céu um aspecto leitoso. Formada por cristais de gelo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook