Atualizado em: 3 setembro 2013

Tipos de Jacarés Brasileiros

No continente americano é possivel encontrar diversas espécies, no Brasil existem três tipos espalhados em diversas regiões, são eles: jacaré-negro ou jacaré-do-pantanal.
Você Sabia?
Que o gênero Crocodylus, da subfamília Crocodylinae, família Crocodylidae, como o Crocodylus acutus, é encontrado ao sul do estado norte-americano da Flórida.
imagem

Os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente

O jacaré é um réptil incrível, carnívoro, faz parte da família Alligatoridae o que pertence a uma ordem dos Crocodylia. Este se trata de um nadador bastante habilidoso, e que consegue ser muito rápido na terra firme quando julga necessário.

Estes animais são descendentes dos primeiros répteis que faziam parte da terra há mais de 230 milhões de anos, e por isso são parentes próximos dos dinossauros.

publicidade:

Sobre o Animal no Brasil

Os jacarés são animais considerados bastante semelhantes aos crocodilos onde se diferenciam principalmente por ter membranas entre seus dedos das patas traseiras, e ainda por ter uma cabeça mais curta e mais larga. Outra boa diferença entre estes animais é que ele possui um quarto dente canino, que fica na mandíbula superior, e este mesmo dente fica exposto quando o crocodilo fecha a boca.

Assim que nasce, o comprimento do jacaré é de mais ou menos 30 cm e quando adulto deve ficar em torno de 2 m porém existem casos de animais maiores, podendo chegar a até seis metros. Durante a sua idade adulta, os jacarés poderão atingir até 300 kg e a sua idade varia entre pelo menos 80 e 100 anos.

Informação

Aqui no continente americano existem várias espécies, no Brasil é possível se encontrar elo menos três tipos deles espalhados por várias regiões, e são eles o jacaré-do-pantanal, jacaré-açú ou jacaré-gigante, jacaré-do-papo-amarelo ou ururau, jacaré-coroa ou paguá e jacaré-coroa ou caimão-de-cara-lisa.

Seus diversos hábitos consistem em se agrupar durante todo o dia com a finalidade de tomar sol e durante a noite saem para caçar. Esta caçada é realizada dentro da água. Com isto a sua dieta é bem variada, eles se alimentam de peixes, moluscos, aves e pequenos mamíferos que são encontrados vagando pelas margens dos rios. O jacaré ainda conta com 80 dentes, apesar disto somente os utiliza quando a presa é muito grande, procurando a sacodir até a fazer em pedaços, quando a sua presa é pequena, este animal que é muito feroz acaba apenas a engolindo, já que ele precisa de pelo menos 10% do seu peso em alimentos diariamente.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook