Tipos de Café

As Variações e Tipos de Café são inúmeras, mas o encanto continua na vida dos Brasileiros. (Divulgação)

As Variações e Tipos de Café são inúmeras, mas o encanto continua na vida dos Brasileiros. (Divulgação)

O nosso país é um dos principais produtores mundiais de café, e também abriga o povo que mais aprecia a bebida no seu dia à dia.

Mesmo sendo fiel a marcas e conhecendo o gosto específico do se cafezinho, é importante conhecer a origem do seu café, e a composição dos principais cafés vendidos e apreciados no mundo inteiro.

Pedida Nacional!

A predileção do Brasileiro pelo café em qualquer ocasião é perceptível e incontestável, e esse é um dos fatores principais da tradição brasileira na cafeicultura. Um dos principais, mas não o único. O Brasil é um importante produtor de café desde a época colonial, e isso foi definido pelo perfil comercial da época, que incluía o clima da região, disponibilidade de terras vastas e solo rico, e disponibilidade de escravos para o trabalho. Avançando então no tempo(e na dignidade da produção), o Brasil é hoje o maior produtor da espécie arábica de café, a mais apreciada em quase todas as regiões do mundo. Mesmo sem as condições precárias de trabalho de época anteriores, os cafeicultores brasileiros conseguiram manter uma produção rentável e reconhecida em todo o mundo. Mas a realidade que persiste desde aquela época é que o melhor café é sempre exportado.

Inseparável

Muitos de nós tem o café como inseparável da rotina diária. No trabalho ou em casa, ele está sempre presente e é companheiro das horas de relaxamento e descanso no nosso dia. Mas nem todos(ou quase ninguém) se preocupam com a qualidade ou com o tipo de café que está consumindo.

Além do grão, um dos tipos mais conhecidos e consumido é do tipo robusta. Esse tipo também é produzido no Brasil, principalmente na região norte, tendo como seu principal produtor o estado de Rondônia. É considerado de qualidade inferior, mesmo que tenha arbustos mais resistentes. Considerando a porcentagem dos grãos na bebida, um café é considerado de qualidade superior quando tem pelo menos 70% dos grãos de origem arábica, e os cafés Gourmets possuem 100% de grãos dessa origem específica.

O café é sem dúvidas parte da cultura brasileira. Não só nos estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, principais produtores, mas em todas as casas em que podemos sentir logo após o almoço o cheiro de um café fresquinho. A partir de agora, além de apreciar o seu café, você o conhece bem melhor. Abaixo você va conferir melhor as formas que o provo brasileiro toma seu café.

Tipos de combinações do Café

Tipos de Café. 02jpeg

Ilustrando essa nova informação e mensurando nossa bebida em qualidade, o fator primordial é a porcentagem de grãos do tipo arábico em sua composição. (SempreTops)