Atualizado em: 13 dezembro 2013

Reciclagem de Veículos

A frota de veículos nas capitais quase dobrou nos últimos dez anos, para isso o governo estuda fazer um programa de reciclagem de veículos.
Você Sabia?
Que a reciclagem surgiu como uma das soluções para este problema, através desta é possível diminuir o consumo de matérias-primas.
reciclagem-de-veiculos

O governo brasileiro estuda a criação de um programa de reciclagem de veículos

Várias atitudes já foram tomadas no Brasil, envolvendo o Senado e representantes das montadoras para resolver o problema dos veículos que saem das estradas e viram um lixo monstruoso no Brasil. É a reciclagem de veículos.

Na Europa e nos Estados Unidos, a logística reversa de veículos já é obrigatória e, no caso da Europa o uso de partes recicladas chega a noventa e cinco por cento enquanto no Brasil, usamos menos de dois por cento.

publicidade:

Logística Reversa

A logística reversa é o processo de coleta de alguns resíduos dos automóveis que não são mais usados e a devolução dos mesmos ao setor de produção de veículos. Esses resíduos são reaproveitados pelos próprios fabricantes ou podem também ser usados em outras partes do processo produtivo.

No Brasil, algumas indústrias, especificamente, os agrotóxicos, pilhas e baterias, óleos para lubrificação de carros, lâmpadas e os produtos eletroeletrônicos já passam por esse processo obrigatoriamente.

Excesso de Veículos

Obrigar as montadoras a reaproveitarem veículos velhos e danificados pode ajudar a resolver o que fazer com os carros que não são mais usados e os que são apreendidos por estarem em estado muito danificado. Só em 2012, mais de quinhentos e trinta e oito mil carros deixaram de circular pelas ruas brasileiras.

É um número que só aumenta porque cada vez mais as pessoas compram carros novos ou trocam de carro devido ao aumento do poder aquisitivo do brasileiro e as facilidades que o Governo implementou.

Informação

A reciclagem pode baratear o carro e melhorar a produção de carros no Brasil, já que uma grande parte dos componentes podem ser feitos com esses carros e motos reciclados, alguns podendo ser uma alternativa à importações.

O Brasil realmente está encaminhando para que isso aconteça, fazendo com que caminhemos para um mundo mais sustentável e limpo. O ideal é que todas as linhas de produção fossem obrigadas a reciclar seus produtos, mas começa-se aos poucos.

Vídeo sobre Reciclagem de Veículos

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook