Atualizado em: 27 setembro 2011

Usina Belo Monte › Projetos e Obras

A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu,com 11,2 mil MW de potência instalada.
Foto Panoramica da Usina de Belo Monte. (Foto: Arquivo)

Foto Panoramica da Usina de Belo Monte. (Foto: Arquivo)

O Projeto da Construção da usina do Belo Monte previsto para ser implementado em um trecho de 100 quilômetros no Rio Xingu, no estado brasileir do Pará. A sua contrução é na verdade uma grande polêmica que já dura 20 anos. Ela hoje é considerada a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Como toda polêmica, a construção da usina tem seus defensores e os que são totalmente contra, desde famosos como ambientalistas. Sua potência instalada será de 11.233 MW, o que fará dela a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.

publicidade:

Em 2009, foi apresentado o novo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) intensificando-se a partir de fevereiro de 2010, quando o MMA concedeu a licença ambiental prévia para sua construção. O novo estudo causou vários debates, principalmente por parte daqueles que são contra a construção do Belo Monte.

O problema

O grande lado negativo, que é o motivo das pessoas serem contra a construção é que irá desabrigar vários nativos que moram na região e que preservam sua cultura no lugar, sem falar também nos animais e na natureza, já que a área será totalmente inundada.

Previsão de início das operações

A previsão é que, ao entrar em operação em 2015, a usina será a terceira maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas da chinesa Três Gargantas e da binacional Itaipu,com 11,2 mil MW de potência instalada. Seu custo é estimado hoje em R$ 19 bilhões. A energia assegurada pela usina terá a capacidade de abastecimento de uma região de 26 milhões de habitantes, com perfil de consumo elevado como a Região Metropolitana de São Paulo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook