Atualizado em: 6 novembro 2012

Problemas causados por derramamento de óleo no oceano

Conheça alguns dos problemas que os derramentos de petroleo pode trazer ao meio ambiente. Saiba como essa poluição é considerada uma catastrofe ambiental.
Você Sabia?
Aqui no Brasil, na Costa do Rio Grande do Sul, aconteceu um vazamento da Transpetro que autuou em mais de R$ 50 milhões de reais a empresa que causou danos ao meio ambiente.
publicidade:

Area acima mostra alguns dos Problemas causados por derramamento de óleo no oceano. (Divulgação)

Vivemos num mundo onde os desastres estão cada vez mais nos prejudicando sem saber, e fora isso, prejudicam também aqueles que não tem nada haver com a historia, como o caso dos animais que perdem seus habitat natural devido a nossas ações.

O petróleo é um composto de vários hidrocarbonetos, e por mais que sejam em menores porcentagens, vemos a presença de enxofre, nitrogênio e também oxigênio. Ou seja, quando há um acidente onde ocorre o vazamento de petróleo ao mar, mamíferos, plantas, peixes, vegetais, são afetados, provocando um serio desequilíbrio.

publicidade:

Alterações na Natureza

É  como se fosse uma cadeia, já que os peixes que se alimentos das plantas e resíduos, como esses estão infectados, acabam se infectando e morrendo. A luz solar fica bloqueado pela camada de óleo, as plantas não conseguem fazer a fotossíntese e por tal, não liberam o oxigênio, sendo assim, peixes que ficam na superfície da terra morrem por falta de oxigênio ou então, pela contaminação do óleo.

O risco é eminente devido a substancias tóxicas, as mesmas grudam nos tecidos dos peixes, no casco dos animais e causam sérios distúrbios cerebrais irreversíveis.

publicidade:

O óleo pesa nas penas das aves que, por não conseguirem aguentar com tal peso, acabam afundando e morrendo. Pensamos nisso quando acontece grandes desastres, contudo, os mesmos são evitados na mesma hora. O que mais nos preocupa é o óleo que é lançado diariamente pelo motor dos barcos de pesca, que são facilmente espalhados por aí  através do vento e das chuvas.

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook