Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Conheças as principais substâncias que poluem o ambiente

A fumaça soltada por carros, indústrias e outros, contém milhares de substâncias poluentes nocivas à saúde. Dentre todas, existem algumas principais, como o ozônio e o dióxido de nitrogênio. Saiba mais e conheça outras partículas poluentes.
Você Sabia?
Atualmente, só na cidade de São Paulo, a frota de carros atinge quase 7 milhões. Com o aumento do número, o trânsito também aumenta, contribuindo ainda mais para a liberação de substâncias poluentes nocivas à saúde.
Poluentes do ar

A fumaça soltada por carros, indústrias e outros, contém milhares de substâncias poluentes nocivas à saúde. (Foto: Divulgação)

Sair em um dia comum para dar uma simples caminhada, estar com a saúde em dia e mesmo assim se sentir mal e ter dificuldade para respirar, indica que aí há algo de errado. Inúmeras substâncias poluentes nocivas à saúde que são lançadas aos céus por milhares de vilões poluentes. Cada vilão poluente, como carro, ônibus, indústrias, são responsáveis pela emissão de milhares de substâncias tóxicas ao organismo, que a longo prazo, podem causar problemas graves a nossa saúde.

Dentre todas essas substâncias, existem as principais substâncias poluentes, aquelas que causam e que fazem realmente mal à todos que vivem e respiram o ar sujo da cidade grande que está presente no meio ambiente.

publicidade:

Principais substâncias que poluem o ambiente

Muita gente não sabe, mas muitas coisas são inaladas juntamente com o ar que respiramos. Problemas como rinite, sinusite e outras tantas “ites” são na sua maioria ocasionadas pela presença de substâncias como essas que compõe o nosso ar de cada dia e que contribuem para o crescimento da poluição no Brasil.

Dentre todas as substâncias poluentes contidas no ar, as principais são:

Partículas inaláveis (MP10): essas partículas são resultado da queima de combustíveis de indútrias e de automóveis com motor desregulado. Há também uma variante mais fina, a MP2,5, que chega até os vasos sanguíneos.

Dióxido de nitrogênio: é formado pelos processos de combustão de veículos, indútrias e usinas térmicas. É uma substância altamente lesiva e contribui para o surgimento do ozônio e da chuva ácida.

Ozônio: Dentre todas as substâncias, essa é a que possui maior potencial nocivo. É formado pela reação do sol com substâncias como o dióxido de nitrogênio, solventes evaporados e combustíveis não queimados em sua totalidade.

Monóxido de carbono: talvez o mais conhecido das substâncias, o monóxido de carbono é uma substância incolor e sem cheiro e, é resultado da combustão incompleta de motores automotivos.

Dióxido de enxofre: é uma substância que surge através da queima de óleo e diesel e também pode provocar a formação da chuva ácida. O cheiro do dióxido de enxofre lembra o do gás produzido por um palito fósforo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook