Atualizado em: 15 dezembro 2010

Praias Desertas Brasileiras

Por Roberto Silva – www.radbox.info

publicidade:

Com uma extensão de 7.048 km, que aumenta para 9.198 km considerando as reentrâncias do litoral, o Brasil conta com inúmeras porções de praias desertas, umas mais famosas e outras praticamente desconhecidas.

Vou listar algumas destas praias sem a pretensão de querer esgotar o assunto, muito menos considerar estas, as mais importantes ou melhores.

Fernando de Noronha, talvez seja o local mais remoto e inacessível, onde realmente se pode encontrar praias completamente desertas. Há dez praias viradas para a costa e quatro praias viradas para o auto mar com piscinas naturais e uma torrente. Tudo é paradisíaco, desde o azul esverdeado do mar com águas incrivelmente transparentes até os pontos de observação da fauna marinha.

Uma das mais acessíveis é a Praia do Carro Quebrado, que fica a apenas cinquenta quilômetros de distância da capital do Alagoas, Maceió. Nesta praia, se formam piscinas naturais durante a maré baixa, e o visual é de um autêntico paraíso, com coqueiros, falésias, etc.

Na Bahia, a Praia do Prado, situada no município com mesmo nome a 213 km de Porto Seguro, é possível avistar o Monte Pascoal em dias claros, possivelmente do mesmo ângulo que os portugueses descrevem na conhecida carta de Pero Vaz de Caminha.

A Praia de Galinhos, no Rio Grande do Norte, é conhecida como uma das mais intocadas entre as praias desertas brasileiras. O acesso não é nada fácil. É necessário pegar um caminho entre dunas móveis usando veículos 4×4 ou buggys. O acompanhamento de um guia é indispensável para quem não conhece o local, mas o visual compensa o esforço.

Muitas praias desertas, não são desertas assim. Os praticantes do naturismo gostam de locais isolados para banhar seus corpos nus ao Sol. As praias mais procuradas pelos nudistas são: Tambaba, Conde – PB, Barra Seca, Linhares – ES, Massarandupió, Entre Rios – BA, Praia do Pinho, Balneário Camboriú – SC, Praia do Abricó, Rio de Janeiro – RJ, Praia de Pedras Altas, Palhoça – SC, Praia da Galheta, Florianópolis – SC, Olho de Boi, Búzios – RJ, Brava, Cabo Frio – RJ, Jurubá, Paraty – RJ, entre outras.

Felizmente a quantidade de praias com grande dificuldade de acesso em nosso Brasil ainda é grande. Seria muito difícil para uma pessoa só explorar tudo que este país maravilhoso tem a oferecer. E ainda tem gente que prefere passear no exterior. Cada um na sua!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook