Atualizado em: 29 outubro 2013

Pólen: O que é?

Caso você não saiba o pólen é feito por abelhas e serve de comida para abelhas jovens. É considerado um dos alimentos mais nutritivos da natureza
Você Sabia?
Que o pólen é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas.
polen

O alimento das abelhas tem proteínas e vitaminas

A primavera é uma das estações mais queridas pelas pessoas do mundo inteiro. Afinal de contas, é a estação mais florida e também a que conta com um clima mais ameno. Mas também é uma estação que causa problemas para centenas de milhares de pessoas no mundo inteiro.

O pólen faz parte diretamente do ciclo de reprodução de alguns tipos de flores. Na verdade, trata-se de um conjunto de pequenos grãos que cumprem a tarefa dos reprodutores do gênero masculino. Para que nasçam fores estes grãos devem encontrar as gametas, que vão fecundar os óvolus e assim gerar uma semente.

publicidade:

Características do Pólen

O pólen é composto por um conjunto de grãos que são tão pequenos que podem ser transportado não apenas pelos insetos que circulam entre as flores mas também com o vento, sendo assim elas conseguem se reproduzir em outros locais diferentes do que os que elas estão no momento.

Uma curiosidade em relação ao Pólen é que estudos recentes apontam que este pode ser um dos alimentos mais completos e ricos que existe em toda natureza. Nestes pequenos grãos são encontrados todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, com uma grande concentração de proteínas.

Alergias

Mas o pólen também causa problemas para as pessoas. Quando estes pequenos grãos entram nas vias aéreas das pessoas, muitas delas passam a espirrar e podem desencadear reações mais fortes de acordo com o nível de alergia. Geralmente o pólen que causa a alergia nas pessoas são produzidos pelas plantas anemófilas. Este tipo de planta produz uma grande quantidade de pólen, e eles passam a se espalhar com mais facilidade com o vento.

Algumas plantas, em suas flores, possuem uma grande concentração de pólen nas folhas e as pessoas acabam tendo alergias quando chegam perto para cheira-las, já que geralmente também são as plantas que apresentam os melhores aromas.

Vídeo com os Benefícios do Pólen

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook