Atualizado em: 18 dezembro 2012

No Brasil tem terremotos?

É muito importante saber que os terremotos no Brasil acontecem em virtude de sua localização na placa tectónica Sul-Americana.
Você Sabia?
Que os Terremotos, também chamados de abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície terrestre. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado.
Tsunamis-Japao-Terremotos

Terremoto é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento.

Conhecemos esse fenômeno por causar grandes catástrofes em países como a China e o Japão. Os terremotos nada mais são do que causas naturais a falhas geológicas, que causam esse tremor quando se encontram as placas tectônicas. Em sua maioria, os abalos são casados pelo pressão que esse impacto possui.

Aqui na América do Sul também o temos presente, só que em países como Equador, Peru e Chile, já que os mesmos são localizados na zona de encontro dessas mesmas. Mas, será que aqui em nosso país também temos terremotos?

publicidade:

Terremoto no Brasil

Felizmente, o Brasil está situado no centro de uma placa chamada Sul-Americana. Essa mesma consegue atingir até 200 quilômetros de espessura e por tal, os mais que encontros possam acontecer, os abalos raramente tem propagações gigantescas. Contudo, assim como os demais países, estamos expostos pelo desgaste das mesmas, o que faz com que a gente sinta um leve tremor, que são os terremotos chamados de baixa magnitude que chegam muitas vezes a ser imperceptível na superfície da terra.

Informação

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência Atmosférica da USP- Universidade de São Paulo, no século XX cerca de mais de uma centena foram diagnosticados aqui no Brasil, todos, porém de baixa magnitude que chegaram a marcar na escala Richter 6,6 graus.

Porém, sua maioria não atingiu se quer os 4 graus. O grande ultimo sentido no Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 2008 e marcou 5,2 graus na escala, sentido lá nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná.

Vídeo sobre Terremotos no Brasil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook