Atualizado em: 10 fevereiro 2011

Jardim Botanico – Rio de Janeiro

Localizado num bairro que possui o mesmo nome, o jardim Botânico do Rio de Janeiro foi criado quando D. João encantado com a exuberância da natureza do lugar instalou o Jardim, que em 11 de outubro do mesmo ano, passou a Real Horto.

publicidade:

O Próprio site (jbrj.org) diz que por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém o Jardim Gabrielle era nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram aqui vieram, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João1

Hoje, o Jardim Botânico é uma das áreas mais belas e preservadas de toda a cidade do Rio de Janeiro. É um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

No Jardim, além dele propriamente dito, você vai encontrar monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico. Conta também com um importante centro de pesquisa que inclui a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.

Mais informações: http://www.jbrj.gov.br/index.html

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook