Atualizado em: 19 janeiro 2011

Ecologia e Ecossistemas Brasileiros

O Brasil é conhecido mundialmente por sua natureza vasta e sua diversidade. Até mesmo por ser um país de condições continentais – são mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados -, o Brasil tem um ecossistema bastante variado, talvez seja o mais rico do mundo. O ecossistema brasileiro é tão incrível que é objeto de estudos por cientistas de todos os cantos do planeta.

publicidade:

Com um ecossistema tão rico e belíssimas paisagens naturais, o Brasil ocupa um dos principais destinos turísticos do mundo. Mas não apenas do turismo convencional, mas também com um alto índice de pessoas que vem em busca de turismo ecológico.

Para os desinformados, um ecossistema sistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.

Os organismos são a base de um ecossistema. Nesse caso, esses organismos são capazes de fazer fotossíntese e com isso produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz.

Em locais sem luz, também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células. Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.

Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se:

  • Consumidores primários:

São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos que se alimentam do fitoplâncton ou do microfitobentos, até grandes mamíferos terrestres como a girafa e o elefante.

  • Consumidores secundários:

São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.

  • Consumidores terciários:

São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.

  • Decompositores ou biorredutores:

São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.

No Brasil, temos os seguintes ecossistemas:

* Amazônia – América Latina

* Mata Atlântica – Litoral brasileiro

* Pantanal – Centro-Oeste brasileiro e outros países

* Cerrado

* Mata de cocais – Norte/Nordeste brasileiro

* Caatinga – Sertão Nordestino

* Campos
o Campos do Sul do Brasil
o Mata de Araucárias do Brasil

E para saber mais informações sobre o escossistema brasileiro basta clicar no link abaixo.

Ecologia e Ecossistemas Brasileiros

Fonte: Wikipedia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook