Atualizado em: 29 outubro 2013

Desmatamento na Amazônia 2014

A Floresta Amazônica pede socorro, o desmatamento em 2012 subiu três vezes mais se compararmos com 2011.
Você Sabia?
O que se tenta fazer através dos projetos que visam ajudar a diminuir o desmatamento na Amazônia é conscientizar as pessoas que daqui alguns anos todo o mundo sofrerá consequências e os mais atingidos serão os brasileiros, já que é no país que encontra-se a maior parte da mata.
Desmatamento na Amazônia

Em 2012 o desmatamento na Amazônia aumento, cada dia os recurso naturais ficam mais escassos. (Foto: Divulgação)

Cada vez que o cenário muda a situação passa a ser ainda mais crítica, estão acabando com as florestas brasileiras, os recursos naturais podem um dia se esgotar por conta do trabalho humano que insiste em destruir tudo. Em 2012 as coisas ficaram graves e o desmatamento na Amazônia só aumentou.

De acordo com dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente nos três primeiros meses deste ano notou-se que a Amazônia perdeu 389 KM2 de sua floresta.

Qualidade da visualização

Nas vezes anteriores em que a fiscalização esteve no local para fazer imagens que comprovassem o desmatamento, como por exemplo, em dezembro de 2011 não foi possível ter boa visualização.

As nuvens atrapalharam bastante e é por esse motivo que os dados anteriores foram quase três vezes menor do que o de agora, ou seja, atualmente o Inpe afirma que a destruição no local foi triplicada.

Roraima em primeiro lugar

Depois dessa análise ficou estabelecido que o estado de Roraima foi o que mais sofreu desmatamento por conta de atividades ilegais. Se compararmos o mesmo período do ano passado quando houve 12 KM2 de área devastada, agora temos 56 KM2 de pura destruição.

No Mato Grosso o desastre também preocupa já que lá o projeto Amazônia Legal, responsável por fiscalizar as ilegalidades, teve mais incidências de embargo na área de produção e multas.

Segundo a ministra Izabella Teixeira do Meio Ambiente, Roraima aparece em primeiro no ranking mundial, pois muitos madeireiros que se aproveitam da mata migraram do Pará e desmatam novas áreas.

Com essa situação ficaram entre os estados que menos possuem áreas desmatadas o Amazonas e o Pará. Lá as medidas para diminuir os estragos estão funcionando bem e as pessoas se conscientizando mais.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook